2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Enfermeira estanciana recebe certificado de embaixadora da amamentação

Fonte: SECOM
08/08/2019 às 10h11

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Práticas exitosas voltadas ao incentivo à amamentação de Estância é reconhecida durante Seminário de Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe

Durante a realização do II Seminário do Aleitamento Materno realizado pela Secretaria do Estado da Saúde, o município de Estância teve as suas práticas voltadas ao incentivo à amamentação reconhecida através da certificação entregue a enfermeira Simone Costa, integrante do quadro da Secretaria Municipal da Saúde e lotada na Unidade Leonor Franco do bairro Valter Cardozo Costa (Cidade Nova), ao receber a certificado de Embaixadora da Amamentação.

O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS), em comemoração ao “Agosto Dourado” mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Sendo direcionado aos profissionais da área da saúde e aos organizadores de projetos voltados à amamentação, disseminando, principalmente, informações sobre o aleitamento materno e o empoderamento de mães e pais com mais ênfase. O seu objetivo é capacitar e atualizar profissionais de saúde, tanto da rede pública quanto da rede privada, que atuam no processo de amamentação.

Em Estância muitas ações exitosas são desenvolvidas pelas equipes de Educação em Saúde Permanente e da Saúde da Família como treinamentos, workshop, capacitações para manter atualizada as equipes a fim de realizarem abordagem e aconselhamentos clínico. “Nós trabalhamos desde o consultório com acompanhamento do pré-natal, nas consultas onde são feitas orientações e demostrações práticas de como elas podem fazer uma boa pega E uma boa posição. Temos o Grupo de Apoio as Mulheres que Querem Amamentar, e os grupos de gestantes do CRAS e das equipes. Aqui a equipe oferece apoio incondicional a todas as mulheres que querem desenvolver essa prática com sucesso e superando esse desafio. Em resultado disso, segundo o último dado disponível sobre amamentação o município de Estância ocupa a 2ª posição no ranking de amamentação do estado. Esse é um índice excelente porque o leite materno previne muito a mortalidade infantil, e estamos nessa luta, engajados na busca de aumentar essa militância”, expressou Simone.

Por fim, a homenageada fez questão de ressaltar que o título pertence a toda equipe que diuturnamente trabalha orientando as gestantes, puérpera e nutriz. “Esse título não é só meu, ele pertence a odos os profissionais que estão nessa luta. Acredito muito que todos os militantes e todos os amigos do peito devem ter ficado feliz com essa homenagem recebida pelo município de Estância, foi uma grata surpresa esse reconhecimento e serve como uma injeção de ânimo para continuar apoiando as mães e ressaltando os benefícios de oferecer o melhor alimento que uma mãe pode oferecer aos seus filhos”, finalizou.

O leite materno é a principal fonte de nutrientes para os recém-nascidos, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse seja o único alimento consumido por todos os bebês até os primeiros seis meses de vida.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação