2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Entrega de tratores agrícolas abre programação dos 170 anos de Estância

Fonte: SECOM
30/04/2018 às 14h45

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O primeiro ato da programação alusiva aos 170 anos que Estância foi elevada à categoria de cidade ocorreu na manhã desta segunda-feira, 30, na praça Barão do Rio Branco, com a entrega de dois tratores agrícolas. O maquinário foi adquirido com recursos oriundos da emenda parlamentar do deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE), na ordem de R$ 244.250,00. O investimento vai beneficiar diretamente 1.684 produtores rurais da agricultura familiar de toda região e, indiretamente, à cerca de 10 mil pessoas que fazem parte da população rural do Município.

Com a aquisição destes dois tratores, a administração municipal proporciona mais celeridade à produção agrícola e garante qualidade ao produto final, auxiliando os pequenos produtores que não têm poder aquisitivo para adquirir equipamentos desse porte. “Enquanto secretário municipal me sinto honrado com o fato da pasta que administro ser contemplada nesse aniversário da cidade. Quem ganha o presente são os produtores rurais. O desenvolvimento começa no campo com a mecanização e é isso que o prefeito Gilson Andrade possibilita com esse feito que chegou em boa hora”, destacou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Blinofi Cruz.

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Gilson Andrade (PTC) cumprimentou os presentes, inclusive, se referindo aos agricultores como os verdadeiros donos dos tratores. Ele também destacou que as máquinas serão utilizadas no dia a dia dos agricultores que residem nos povoados, colônias e assentamentos. Assim, esses trabalhadores do campo poderão trazer à cidade o pão de cada dia, por meio do alimento que eles produzem em suas comunidades. “Com isso, estamos cumprindo a nossa missão de proporcionar melhores condições de trabalho e de renda aos homens da zona rural”, disse o prefeito.

Na oportunidade o gestor anunciou que pretende ampliar a frota de máquinas. Para isso, serão adquiridas uma retroescavadeira, uma patrol, caçambas, um caminhão munck e um caminhão pipa. Ele também disse que, na semana passada, celebrou um convênio de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para auxiliar diretamente aqueles que residem em assentamentos. Em seguida, destacou e agradeceu a parceria de todos aqueles que abrem as portas dos seus gabinetes e ministérios em Brasília, de um modo especial, ao deputado federal Laércio oliveira 9SD-SE), que destinou a emenda para aquisição desses dois tratores.

“Esse foi o primeiro ato do aniversário de 170 anos de Estância e até a próxima segunda-feira, teremos uma programação que inclui atividades esportivas e culturais em nossa querida cidade. Na condição de prefeito, me encho de orgulho e alegria em poder colaborar diretamente com a vida das pessoas que residem na zona rural e, indiretamente, com a qualidade de vida daqueles que vivem na cidade. Essa é a forma simples, respeitosa e compromissada da nossa gestão. É assim que trabalhamos. Já fizemos muito e sabemos que ainda temos muito a fazer, mas, disposição, coragem, determinação e compromisso não nos falta para defender os interesses da população estanciana”, frisou o prefeito Gilson Andrade.

O agricultor do Povoado Mato Grosso, Reginaldo Firmino dos Santos, conhecido como “Branco”, que é líder comunitário e representante de toda região de Estância na Agricultura Familiar, disse que a aquisição dos tratores representa um marco importante porque a Agricultura Familiar necessita desse aparato mecanizado e muitos agricultores não têm uma renda mínima para pagar a hora/máquina. Assim, esses tratores agrícolas vão ajudar muito os pequenos produtores de toda zona rural de Estância.

O também agricultor José Maria, da Colônia São José, comunga da mesma ideia e salienta que a chegada desses dois tratores representa um grande avanço para a comunidade. “Vai facilitar o trabalho com a lavoura, fortalecendo a agricultura familiar, aumentando a produção e, principalmente, a renda e a qualidade de vida da nossa comunidade”, disse.

Presenças

Prestigiaram a solenidade, ao lado do prefeito Gilson Andrade (PTC), o presidente da Câmara de Vereadores de Estância, André Graça (PSL); o vereador Tertuliano de Nilton Pereira (PRB); o Procurador-Geral do Município, Genilson Andrade de Oliveira; os secretários municipais do Governo, Renato Silva Júnior; da Administração e Planejamento, Lourival Júnior e o adjunto da pasta, André Carvalho; do Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Blinofi Cruz; da Saúde, Jorgevaldo Ramos; da Assistência Social, Danielle Muhlert, e a adjunta da pasta, Marta Monteiro; da Educação, Carlos Menezes Júnior; da Cultura e Turismo, Manoel Messias; da Juventude e Desporto, Luiz Carlos dos Santos; da Comunicação, Dadau Barreto, e o adjunto da pasta, Allan Alberto; dos Serviços Urbanos, Romualdo Vieira; e do Meio Ambiente, Joubert Denner. Também compareceram o superintendente da SMTT, Enilson Aragão; representando o deputado Laércio Oliveira, Francisco Nascimento; além de agricultores, líderes comunitários e a população em geral.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação