2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Escola Agrícola sedia segunda edição de 2019 do Projeto São João no Campo

Fonte: SECOM
06/06/2019 às 13h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Manifestação Cultural reuniu comunidade do povoado Araçás, Rio Fundo III e adjacências em uma tarde de lazer e descontração

Alegria, diversão e aconchego e muita cultura, foram os ingredientes presentes na 2ª edição do Projeto “São João no Campo” realizado na última quarta-feira, 05, na Escola Antônio Carlos Valadares (Escola Agrícola) sediada no povoado Araçás, zona rural da Cidade de Estância. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Estância por meio das Secretarias da Cultura e Turismo e Educação, que tem o objetivo de levar as comunidades rurais apresentações culturais, soltura de espadas, corrida de Barco de Fogo e o autentico forró pé de serra.

A exemplo do que ocorreu nas outras comunidades, a tarde e noite foi marcado pela realização de muitas brincadeiras, como corrida do saco, corrida da laranja, corrida do ovo, melhor casal de dança, escolha da Rainha do Milho e apresentações culturais dos alunos e muita comida típica. "É extremamente importa o que vimos aqui em termo de fortalecimento da nossa Cultura junina. Fico encantado em ver essa interação total entre alunos, professores e servidores para que tenhamos uma aprendizagem melhor dos nossos alunos. Quero parabenizar toda comunidade escolar que se apresentou de uma forma brilhante. Aqui, realizamos esse intercâmbio cultural onde ocorre uma verdadeira troca de experiência. Ao sair daqui fico com sensação de dever cumprido, e que a nossa gestão está no caminho certo de levar esse projeto para o maior número de comunidades rurais”, argumentou o prefeito Gilson Andrade.

“É muito gratificante poder sediar em nossa escola esse grande evento para toda comunidade. Esse ano nossos alunos realizaram apresentações culturais diferenciadas, e mais uma vez pudemos contar com o apoio dos pais, alunos e da comunidade em um ambiente acolhedor e aconchegante”, destacou o diretor da Escola Agrícola, Ailton Rodrigues.

Também presente no evento a vice-prefeita professora Adriana Leite parabenizou toda comunidade pela bela festa e a SEME pela escolha do tema. "É uma grande satisfação estar aqui presenciando essas belíssimas apresentações de nossas crianças, que são as verdadeiras estrelas dessa festa. Parabenizo também toda comunidade pelo envolvimento e em especial a Secretaria da Educação pela feliz escolha do tema, valorizando a mulher nordestina. Então, ressalto que hoje é só o começo, ainda temos outras comunidades e faço aqui um convite a todos vocês que venham prestigiar o nosso São João diferenciado”, expressou.

Dona Maria Isabel, 63 anos, moradora do Povoado Rio Fundo III, possui dois netos matriculados na Escola Agrícola. A simpática senhora revelou que gosta muito da festa na escola e que é frequentadora assídua desde a primeira edição do São João no Campo. “Eu acho essa iniciativa do Prefeito Gilson Andrade muito bacana, eu gosto muito de dançar forró e faço questão de prestigiar. Na verdade nunca perdi uma edição, venho acompanhar meus netos e aproveito para me divertir com as brincadeiras, olhar as espadas, o Barco de Fogo e dançar ao som de uma boa música”, relatou.

A jovem Ana Cristina, 9º ano da Escola Agrícola, descreveu a sensação de participar de mais uma edição do São João no Campo, em sua comunidade. “A edição desse ano foi muito legal, realizamos apresentações diferenciadas dos demais anos. Também percebemos uma preocupação de todos os alunos e professores em realizar as apresentações centradas em nossa cultura. Outra coisa que gosto muito é do Barco de Fogo, como sou menor de idade meus pais não deixam eu ir para as festas na sede do município, então essa é a oportunidade que tenho para ter esse contato direto, além de ser bacana curtir com toda galera reunida”, expressou.

O projeto São João no Campo prossegue até o sábado visitando as comunidades e realizando esse intercâmbio cultural.

São João de Estância: Cultura e Tradição que aquecem a nossa paixão.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação