2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim lança projeto em parceria com a SEMMA

Fonte: SECOM
24/08/2018 às 22h00

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), a Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim lançou nesta sexta-feira, 24, o Projeto do Óleo ao Sabão, que foi desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental, coordenado pela professora Luciana Santos Xavier. Ela destaca que o objetivo do projeto é fazer com que os alunos sejam multiplicadores quanto ao descarte correto do óleo de cozinha não apenas dentro da comunidade escolar, mas também com os moradores do bairro Alecrim.

“Desde o início deste ano estamos trabalhando em sala de aula com os alunos do 9º ano sobre esse assunto, em consonância com a disciplina de química e a questão da sustentabilidade. Idealizamos esse projeto após um estudo no qual constatamos que no bairro Alecrim possui uma grande quantidade de bares que infelizmente faz o descarte incorreto de óleo de cozinha. Então hoje, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente contribuiu conosco ao realizar um bate-papo com os estudantes alertando-os e conscientizando-os quanto ao descarte de qualquer resíduo, oportunizando um momento com perguntas e esclarecimento de dúvidas”, explicou a professora Luciana Xavier.

A próxima etapa deste projeto será a elaboração de panfletos por esses alunos que já foram instruídos acerca do assunto, e na semana que vem serão selecionados os melhores e reproduzidos para distribuição durante uma caminhada de conscientização pelas ruas do bairro Alecrim com eles, oportunidade em que também serão entregues em bares coletores de óleo de cozinha utilizados que serão recolhidos, e em seguida, produzido sabão pelos alunos. A culminância desse projeto será uma reunião com alunos da Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim, a comunidade do bairro Alecrim e a SEMMA para apresentar a transformação em sabão de todo óleo de cozinha que foi coletado.

“Acho esse projeto legal porque ele age como uma forma de conscientização para as pessoas agirem de forma favorável com o meio ambiente. Também foi uma oportunidade em que eu tive coragem de falar sobre um projeto que tenho em mente, que é o plantio de árvores na escola e também vou escrever uma página onde quero passar uma imagem positiva para as pessoas sobre como agir de forma consciente com o meio ambiente”, disse a aluna Ellen Noeli Gonçalves dos Santos, 14. O aluno Igor Tawn Santos Brito, também aprovou o projeto e destacou que “uma sociedade cada vez mais consciente contribui com dias melhores para o planeta”.

A secretária adjunta da SEMMA, Verônica Fernandes esteve presente nessa atividade. Ela destacou que esse projeto está dentro do Projeto Estância Sustentável, idealizado pela gestão municipal cujo objetivo é promover a consciência ambiental. “A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem uma abertura com as mais diversas entidades da sociedade, seja ela pública ou privada oportunizando a discussão sobre a temática do meio ambiente, sensibilizando para que atitudes conscientes sejam colocadas em prática no dia a dia. Além disso estamos estimulando o protagonismo infantil em que os alunos passam a ter uma participação cada vez mais efetiva nos processos de aprendizagem e de decisão, e partir daí também surgirem outros projetos”, explicou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação