2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Escolas passam o mês de maio mergulhadas em pesquisa sobre as Maravilhas de Estância para fazer bonito na Feicultart

Fonte: SECOM
21/05/2018 às 12h58

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura. Partindo desse entendimento, a Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Seme), está realizando, durante o mês de maio, com os alunos da rede municipal de ensino, diversas pesquisas sobre a importância da cultura popular para o desenvolvimento local e fator de identidade cultural.

As produções desses trabalhos estão centradas nas recém-eleitas Sete Maravilhas de Estância. Debruçados sobre esse tema, os alunos têm realizado pesquisas e uma série de entrevistas com agentes culturais, fogueteiros e historiadores para apresentar o resultado na Feira de Cultura e Arte (Feicultart).

Esse ano, a tradicional amostra cultural traz o tema: “As Maravilhas de Estância contadas em ritmo de forró” e será realizada de 1 a 3 de junho, compondo a programação oficial dos festejos Juninos de Estância. A integração dos alunos com a cultura estanciana mostra que, incontestavelmente, existe a relação íntima e orgânica entre educação e cultura, cabendo, à instituição escolar, a constituição de valores, saberes e formas de agir do cidadão no espaço social.

O Secretário da Educação Carlos Menezes Júnior destacou a importância da construção do conhecimento por meio do processo de pesquisa. “O mais importante da nossa Feira de Cultura e Arte não é a estética, mas a essência. O mais relevante é o processo que a antecede, é a pesquisa, o conhecimento que é produzido por nossos estudantes e não apenas a culminância, de 01 a 03 de junho. Este ano, temos buscado renascer a natureza da origem da Feicultart”, disse ele.

Os projetos foram desenvolvidos por professores e alunos das escolas: Senadora Maria do Carmo Alves, Laura Cardoso Costa, Dom Coutinho, Júlio Leite, entre outras.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação