2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância já vivencia clima carnavalesco com ensaios técnicos das Escolas de Samba

Fonte: SECOM
23/01/2018 às 07h30

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os preparativos para o Carnaval de Estância 2018 “Mais que uma folia, uma tradição cultural” seguem a todo vapor. Para fazer bonito na avenida, as escolas de samba têm realizado ensaios técnicos semanais. Na noite de segunda-feira, 22, a agremiação Império do Samba realizou mais um ensaio preparatório para o desfile deste ano.

Para ocasião, a Império do Samba promete, mais uma vez, surpreender o público na avenida com o Samba Enredo "O Mundo Bordado de Artur Bispo do Rosário". O carnavalesco Robson de Fran explicou o motivo da escolha do Samba Enredo em homenagem ao sergipano Artur Bispo do Rosário. "Nossa Escola vai contar, na avenida, um pouco da história de um dos maiores artista plásticos do país, que é o japaratubense Artur Bispo do Rosário. Embora muito conhecido nacionalmente e até Internacionalmente, poucos sergipanos conhecem a sua obra. Assim, vamos levar à avenida cerca de 150 componentes, divididos em quarto alas e três alegorias", explicou.

O ensaio técnico foi acompanhado pelo paulista Chico Zinneck, finalista da 1ª edição brasileira do programa de Batalha dos Confeiteiros da TV Record, que, pela primeira vez, visita à cidade de Estância. Na oportunidade, Chico comentou sobre a expectativa do Carnaval e a receptividade dos estancianos. "Os estancianos são muito receptivos estou curtindo muito os preparativos para o Carnaval. Como eu sou de São Paulo eu sempre curtia o Carnaval no Rio de Janeiro ou em Salvador, mas agora o meu Carnaval vai ser sempre aqui em Estância", afirmou.

O desfile carnavalesco conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Estância, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, e acontece na terça-feira de Carnaval, 13, a partir das 19h, com concentração na Avenida Getúlio Vargas. Cada agremiação terá até 1 hora a e 15 minutos para encerrar o desfile. Desfilarão, neste ano, as Escolas de Samba: Acadêmicos do Bem Viver, Imperatriz da Cidade, Acadêmicos do Porto, Amantes do Samba e Império do Samba.

Auxílio do Poder Público

Para manter viva a tradição de ser o único município sergipano com desfile das Escolas de Samba, a Prefeitura Municipal de Estância, na gestão do Prefeito Gilson Andrade (PTC), realizou um repasse da ordem de R$ 30 mil para as escolas mais antigas que já tem tradição no desfile carnavalesco e de R$ 15 mil para as novatas.

Dados Históricos

A Império do Samba foi fundada em 2010 pelo carnavalesco Robson de Fran e, em 2018, fará o seu nono ano de desfiles. Em sua trajetória, coleciona o tetracampeonato de forma consecutiva, conquistados nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015.

Letra do Samba Enredo

Deixe o Samba te levar nessa loucura

Onde a arte se abraça com a emoção

A Império do Samba vem brilhar nesse cenário

Cantando a história de Arthur Bispo do Rosário

Num céu de estrelas

Mente vagueia na imensidão

Cruzando fronteiras "O Negro" aportou

E no mistério a revelação

Da candelária crença e devoção

Se fez prisioneiro num sonho profundo

Usou artifícios que Deus lhe enviou

Inspiração para bordar o mundo

E assim brilhou

Mil estandartes erguidos ao céu

Vestindo o fardão profana profissão

Num verdadeiro carrossel

E para cumprir seu destino

Com destino seu mundo criou

Da arte a Cultura

Beirando a loucura

Ele se eternizou

Compositor: Clóvis Gonçalves

Intérprete: Clóvis e Ronaldo

Presidente: Adenilson da Conceição

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação