2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância participa de Simpósio no 45º Encontro Cultural de Laranjeiras

Fonte: SECOM
08/01/2020 às 12h12

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o tema ‘A Cidade do Fogo’, o município de Estância vai participar do 45º Encontro Cultural de Laranjeiras, durante o Simpósio realizado na próxima sexta-feira, 10, às 9h, no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) da cidade. Na Mesa Redonda ‘Tempos Desvelados – Vamos Festejar’, o diretor do Memorial de Estância e Patrimônio Cultural, Prof. Fernando Valério, vai apresentar um conteúdo que é fruto do seu projeto de pesquisa durante a especialização no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresentado em 2018.

O palestrante parabeniza a proposta do Governo do Estado e da Universidade Federal de Sergipe em tratar temas relevantes nesses 200 anos de emancipação política de Sergipe, onde Estância foi agraciada e tem a oportunidade de apresentar esse tema de suma importância, promovendo o debate sobre as raízes identitárias juninas do município que não é vinculada somente no mês de junho, mas iniciada em dezembro com a tiragem do bambu, bem como todo o processo para fazer fogos, e que culmina no mês de junho com os festejos juninos, envolvendo esse elemento da arte de rua da cidade. Ele acrescenta que participar deste Simpósio, além de representar o reconhecimento de um projeto que embora ele teve o aparato para apresentação em 2018, consiste em uma linha de pesquisa trabalhada desde 2013, inclusive, fazendo projetos com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na proposta de reconhecer o barco de fogo como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.

“É muito gratificante participar deste evento, pois, nada melhor na vida de um pesquisador como conseguir conciliar o próprio trabalho com a sua linha de pesquisa para dar seguimento na vida acadêmica. No meu caso, o próximo passo é o Mestrado com esse foco em Patrimônio Cultural. A minha expectativa não é a apresentação do tema em si, pois sou estanciano e muito familiarizado com o assunto, mas é a ansiedade em representar a minha cidade neste Simpósio que conta com uma mesa de peso, com profissionais renomados do segmento “, expressou o Prof. Fernando Valério, ao tempo que enfatizou o apoio do prefeito Gilson Andrade, que desde 2017, quando assumiu a gestão municipal, deu um impulso através da política cultural adotada, fornecendo subsídios para que Estância esteja na rota da arte e cultura de Sergipe.

‘Dois Séculos de Independência de Sergipe’ é o tema da edição deste ano do Encontro Cultural de Laranjeiras, que reunirá pesquisadores, gestores e intelectuais de vários estados brasileiros que vão debater o bicentenário de Sergipe, suas manifestações culturais e diversas formas e representações. O Encontro é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, em parceria com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Conselho Estadual de Cultura e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação