2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância participa de ato público alusivo ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Fonte: SECOM
13/06/2019 às 12h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Ação foi promovida pelo Governo do Estado e contou com a participação de vários municípios

Para conscientizar a população que lugar de criança é na escola e não realizando atividades laborais, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe (Fepeti/SE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), e diversos representantes de entidades que atuam na promoção e em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, realizaram na quarta-feira, 12, um ato público, no centro de Aracaju, em alusão do dia mundial de combate ao trabalho infantil.

A manifestação teve como objetivo alertar a população sobre a importância do combate ao trabalho infantil e os riscos que ele pode oferecer à saúde física e moral das crianças. Para realizar a mobilização os responsáveis realizaram a concentração na Praça General Valadão, e em seguida o grupo percorreu todo o calçadão em direção a Praça Fausto Cardoso, fazendo panfletagem, colando adesivos, cartazes e chamando a atenção dos comerciantes e consumidores para dizer não ao trabalho infantil.

Em 2019 o tema escolhido da campanha foi “Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar”, cuja a intenção é mostrar que trabalhar é uma responsabilidade de adulto e que à criança cabe estudar, brincar e sonhar. A ação contou com atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelas crianças assustadas pelo CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar de diversos municípios sergipanos.

O município de Estância se fez pressente mais uma vez no ato através da Secretária da Assistência Social, Coordenação do AEPETI e por meio da Comissão Intersetorial de Erradicação do Trabalho Infantil. A secretária da Assistência Social de Estância, Danielle Muhlert destacou a importância do ato e lembrou as ações desenvolvidas no município. “Durante todo o ano nós realizamos ações estratégicas de combate ao trabalho infantil. Nessa semana iniciamos as atividades no dia 10 de junho com a fixação de faixas, cartazes e distribuição de panfletos nos pontos comerciais, instituições e órgãos públicos. Além disso, realizamos atividades nos CRAS, escolas, Serviços de Convivência e outros equipamentos. Já no dia de hoje estamos aqui participando desse Ato Público mundial em defesa das crianças e dos adolescentes”, destacou.

“O Trabalho infantil é cultural e estar enraizado na sociedade como se fosse uma solução para as misérias do país. Mas, na verdade, quando a gente se dedica aos estudos aprofundados percebemos os danos que o trabalho infantil causa na vida dessas crianças e adolescentes, a gente entende o trabalho infantil como um problema, como uma violação de direitos e que precisa ser combatida por toda sociedade, pelas famílias e pelo Estado. Então esse ato público realizado aqui faz parte das mobilizações que ocorre no mundo inteiro e nós aqui em Sergipe não poderíamos ficar de fora dessa mobilização em defesa das crianças e contra a exploração do trabalho infantil”, pontou Verônica Passos, representante da OAB na Coordenação do Colegiado do Fórum PETI.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação