2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância prioriza alimentação escolar de qualidade nas escolas da rede municipal de ensino

Fonte: SECOM
21/10/2019 às 15h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Diariamente mais de 10 mil alunos são beneficiados com o programa de alimentação escolar com cardápios adaptados para diferentes patologias

A Prefeitura de Estância por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SEME), tem investido em constantes melhorias e adequações no cardápio da alimentação escolar. Os mais de 10 mil alunos das zonas rurais, litorâneas e urbanas que integram a rede municipal de ensino dispõem diariamente de um cardápio variado, nutritivo e equilibrado, para que as refeições servidas sejam saudáveis, saborosas e contenham nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município, conforme preconiza as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), junto ao Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE).

“É do conhecimento de todos que os repasses oriundos do Governo Federal para custeio da merenda são insuficientes. E, para que possamos ofertar uma merenda de qualidade e nutritiva, é necessário fazer uma complementação desses recursos. Apesar disso, posso afirmar sem sombra de dúvida que oferecemos aos estudantes uma alimentação que supre as necessidades nutricionais, com proteínas e carboidratos. Dois elementos básicos e importantes para manter uma alimentação saudável e equilibrada, contribuindo para melhoria do aprendizado”, salientou o prefeito Gilson Andrade.

De acordo com a secretária de educação, Adriana Rocha, todo preparo da alimentação escolar das escolas da Rede Pública Municipal, seguem orientações de uma nutricionista e são preparados levando em consideração as necessidades específicas dos alunos.“Não é fácil preparar uma logística para atender mais de 10 mil alunos. Mas nos orgulhamos de atender às prerrogativas legais e nutricionais dos nossos estudantes. Para atender todas especificidades da nossa rede, o cardápio é preparado com adaptações para patologias como: diabéticos, intolerância à lactose, intolerância ao glúten e alergia ao ovo. Para assegurar que essas diretrizes sejam seguidas nas unidades escolares, realizamos o monitoramento e a fiscalização com o auxílio do Departamento da Alimentação Escolar”, afirma Adriana.

A alimentação distribuída nas unidades escolares, creches e no programa novo mais educação seguem as quantidades calculadas pela nutricionista da rede, para evitar desperdício e perca de produtos por prazo de validade. Semanalmente as unidades recebem frutas e verduras. De forma quinzenal as unidades escolares recebem proteínas como carne vermelha, peito de frango, coxa e sobre coxa, charque e ovos. E mensalmente recebem os cereais e demais gêneros como arroz, feijão, massa de milho, macarrão, farinhas, óleo, etc, seguindo à risca o cardápio da semana.

Investimentos no setor

Além da preocupação com a parte nutritiva, a administração municipal tem feito investimentos na logística de entrega, distribuição e acondicionamento dos alimentos. Recentemente a Prefeitura de Estância fez a aquisição de um caminhão-baú, equipado com câmera fria designado apenas para esta finalidade. Esse investimento no valor de R$ 154.599,99 (Cento e cinquenta e quatro mil, quinhentos e noventa e nove reais, e noventa e nove centavos) visa assegurar que os alimentos cheguem às escolas em perfeito estado de conservação, em condições de higiene e armazenagens ideais.

Também foi assinado no último dia 15 de outubro, a ordem de serviço para a reforma do prédio da alimentação escolar, localizado na Avenida Nova do Porto, bairro Porto D’ Areia. As obras contemplarão uma reforma geral com pintura de paredes, revisão da cobertura, parte elétrica e hidráulica, um investimento de pouco mais de R$165 mil reais em recursos próprios.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação