2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância se prepara para implantação da Coleta Seletiva de resíduos sólido

Fonte: SECOM
23/01/2019 às 11h43

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Contribuir com a preservação do Meio Ambiente, gerar renda para os catadores de materiais recicláveis e, principalmente, promover a educação social da população do município. Estes são os objetivos da Coleta Seletiva de resíduos sólidos, uma ação tão importante para o desenvolvimento sustentável do planeta e que está prestes a ser implantada em Estância, graças ao olhar do prefeito Gilson Andrade (sem partido) que desde o início da sua gestão se mostrou sensível à causa. Para ele, trata-se de um processo de inclusão social, produtivo e econômico para o grupo de catadores. “Tendo em vista a diminuição dos impactos ambientais, o município que implanta a Coleta Seletiva sai na frente em gerar para a população mais qualidade de vida”, destaca.

Com a implantação da Coleta Seletiva, os resíduos sólidos serão destinados à Cooperativa de Catadores, que fará todo o processamento do lixo no Centro de Triagem de Material Recicláveis de Estância, que foi equipado pela gestão municipal. Essa ação capitaneada pela Prefeitura de Estância, é realizada por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), tendo em vista a preservação do Meio Ambiente com a redução dos resíduos sólidos destinados para o aterro, além de oferecer condições dignas para obtenção de emprego e renda para os catadores do lixão.

Sobre a idealização da Coleta Seletiva em Estância

Desde que assumiu a administração municipal, o prefeito Gilson Andrade realizou uma série de reuniões e estudos tendo em vista implantação do sistema de Coleta Seletiva de resíduos sólidos. No dia 4 de abril de 2017, ele esteve reunido com um grupo de catadores de materiais recicláveis do município, no Conjunto Santo Antônio, bairro Cidade Nova, para discussão sobre a viabilidade de implantação dessa ação em Estância, através da criação de uma cooperativa de reciclagem, para dar a destinação correta aos resíduos sólidos, e também para a implantação de um aterro sanitário consorciado com outros municípios vizinhos.

Em seguida, no dia 25 de maio foi lançado o Programa de Coleta Seletiva, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal João Nascimento Filho, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), por meio do "Programa Conduta Consciente", através do Projeto Caravana do Meio Ambiente, que é voltado a conteúdos em Educação Ambiental aliando teoria e prática, por meio de oficinas de horta vertical, reaproveitamento de resíduos (papel), Ecojóias, oficina de percussão com instrumentos elaborados com material reciclado e Cine Ambiental. Este foi o passo inicial da ação de Coleta Seletiva em Estância, tendo em vista que será ampliada para as demais, assim como nas repartições públicas municipais para atingir a coletividade.

É importante que a população faça a sua parte para o sucesso da Coleta Seletiva separando o lixo reciclável, pois, adotando o descarte correto como hábito no dia a dia das pessoas, isso vai resultar em um grande avanço para o município ao contribuir com a preservação do Meio Ambiente.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação