2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância sedia o 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Sergipe

Fonte: SECOM
07/12/2018 às 14h13

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O município de Estância foi palco nesta sexta-feira, 7, do 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Sergipe, evento que teve como objetivo fomentar a integração, capacitação e a troca de experiências entre profissionais da área de segurança pública de 13 cidades dos Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. Com vistas à realização dos encontros regional Nordeste e Nacional, o encontro sergipano das Guardas Femininas foi palco para fomentar discussões sobre o papel da mulher nas Guardas Municipais, suas conquistas, limitações, oportunidades e desafios, abordando assuntos como assédio moral e sexual, importância da participação da mulher na representação de classe e os direitos das mulheres.

Para Georlize Teles, Secretária da Defesa Social e Cidadania de Estância, anfitriã do evento, o encontro foi um marco histórico de consolidação da GM enquanto instituição de segurança pública. “Penso que é um momento histórico para o nosso estado. A Guarda se firma como instituição e as mulheres da Guarda vem aqui mostrar a importância do seu papel, a importância da figura da mulher nas instituições de segurança pública, por isso, reputo como um momento ímpar, momento histórico e como gestora da pasta fico muito feliz em ver Estância, cidade que representa a cultura do nosso estado, trazer para cá, para o sul sergipano, um encontro dessa magnitude, não só com mulheres de Sergipe, mas de vários estados da federação, consolidando como um passo a mais para o empoderamento das mulheres que trabalham na área da segurança pública”,destacou.

Para a senhora Adelia Moreira Pessoa, Promotora de Justiça e presidente da Coordenadoria da Mulher OAB/SE, além de ter sido um momento ímpar, o evento serviu para que se pudesse dar um enfoque maior para as discussões acerca do combate a violência contra as mulheres. A Delegada de Polícia Carina Rezende da Silva lamentou que a violência contra a mulher seja uma constante e destacou que esse problema precisa ser combatido, enfatizando a importância do encontro que serviu para evidenciar o papel de cada uma das mulheres que atuam na segurança pública para transformar essa realidade e garantir os direitos das mulheres. A vice prefeita, professora Adriana Leite, lembrou que ser mulher é uma superação constante e destacou as dificuldades que cada uma tem que enfrentar para conquistar seus objetivos.

O primeiro encontro de Guardas Municipais Femininas de Sergipe contou com a campanha “Laço Branco”, momento onde os homens presentes ao evento foram agraciados com laços e fitas brancas que simbolizam os “homens pelo fim da violência contra a mulher”. Em seguida foram realizadas palestras com a Dra Georlize Teles, Delegada de Polícia e Secretária de Defesa Social e Cidadania de Estância; a professora Adriana Leite, Vice Prefeita de Estância; Vaneide Dias, Guarda Municipal de Aracaju; Talita Cardoso, Guarda Municipal de Estância; Estefânia Barbosa Silva, Sargento da Polícia Militar e vice presidenta da Associação das Mulheres da Segurança Pública de Sergipe e a Dra Sandra Borges, advogada no estado de Minas Gerais.

Presenças:

Vice-prefeita, professora Adriana Leite; Delegada Carina Rezende; Subtenente Hever, TG 06013; Adelia Pessoa, promotora de Justiça e presidente do conselho da defesa da mulher da OAB; Subtenente Elizângela, presidente da ASIMUSEP; Cabo Daniele, representando o comando do 6BPMSE; Maria Valdete dos Santos, coordenadora do abrigo de crianças e adolescentes do município de Estância; Carlos Blinofi, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Estância; José Domingos Machado Soares, diretor da DRE1; Theo Batista, Rádio Esperança; Vereador Misael Dantas, Dadau Barreto, Secretário Adjunto da Comunicação Social e o Coronel Enilson Aragão, superintendente da SMTT de Estância, além dos diretores e representantes das Guardas Municipais de Rosároi do Catete, Aracaju, Carmópolis, Itabaiana, Itabaianinha, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Camaçari-Ba, Lauro de Freitas-Ba, Alagoinhas-Ba, Juazeiro-Ba, Itocoró-Ba e Esplanada-Ba.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação