2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Exposição 171 Anos de Júbilo Cultural é aberta ao público

Fonte: SECOM
03/05/2019 às 12h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A amostra fotográfica enaltece a identidade cultural do cotidiano da Cidade Jardim de Sergipe

Em comemoração aos 171 anos de elevação de Estância a categoria de cidade, a Prefeitura Municipal de Estância por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, realizou na última quinta-feira, 2, no Memorial da Cultura, a abertura oficial da exposição “171 Anos de Júbilo Cultural”. A mostra retrata a ebulição cultural, matriz histórica e elenca pontos importantes da trajetória cultural da cidade Jardim de Sergipe.

A exposição proporciona uma viagem sobre o desenvolvimento da cidade, focada no cotidiano, produção literária e pioneirismo da imprensa, como destaca o curador Fernando Valério: “A exposição faz uma referência ao berço da cultura sergipana. O acervo conta através de fotografias, a história da cidade, enaltecendo os espaços como forma de pertencimento e identidade cultural. Destaca também o pioneirismo de Estância na imprensa com a historiografia dos jornais estancianos começando pelo Recopilador Sergipano publicado em 1832. Também abre espaço para os literatas estancianos que publicaram livros, além do espaço para o majestoso barco fogo que torna a identidade dos estancianos em um simbolismo cultural ímpar e imponente da cultura Estanciana. E para completar o projeto, um ensaio fotográfico sobre Estância e seus cotidianos pela lente fotográfica de Ricardo Martins”, disse.

O Jovem fotógrafo Ricardo Martins contou de onde buscou inspiração para composição do acervo fotográfico: “Eu busco registrar o cotidiano de minha cidade de uma forma que normalmente passa despercebido da população. Eu busco mostrar esse olhar de exploração da periferia da cidade capturando esses momentos e transformando em um olhar poético. Então que vier vai gostar bastante de verificar a Estância de hoje em contraste com a Estância antiga que faz o resgate da nossa história que tem uma riqueza cultural muito abrangente”, enfatizou.

Já o secretário da Cultura e Turismo, Manoel Messias, destacou a importância de preencher com vida o Memorial da Cultura. “O poder público municipal cumpre mais uma vez com o seu papel de ofertar aos estancianos e pessoas interessadas, um espaço que retrata a vida dos nossos antepassados, e a história da nossa cidade. A exposição 171 Anos de Júbilo Cultural permite dar vida ao Memorial da Cultura, ao trazer um olhar diferenciado sobre a nossa cultura, história e produção de nossos artistas”, expressou.

A exposição fica à mostra ao público para visitação pública até o dia 20 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h, no Memorial da Cultura, situado à Rua Divaldo Carvalho S/N, centro (próximo a Sambig Malharia).

Prestigiaram a abertura a Vice-Prefeita, professora Adriana Leite; o Vereador Tertuliano Perreira: o Secretário do Governo; Romualdo Vieira; a Secretária Adjunta da Cultura e Turismo, Míriam Guimarães; o Secretário Adjunto da Juventude e Desporto, Kaique Freire; a cordelista Salete Nascimento; alunos e professores da Escola SESI Nossa Senhora de Guadalupe e da Escola Estadual Gilberto Amado; agentes culturais e membros da imprensa.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação