2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Exposição Ciclo do Fogo será aberta no Memorial da Cultura

Fonte: SECOM
11/06/2018 às 12h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Logo mais, às 16, será aberta no Memorial da Cultura, a exposição Ciclo do Fogo, promovida pela Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, que tem a curadoria do historiador estanciano, Fernando Valério, que é especialista em Educação Patrimonial de Sergipe.

Com um acervo que consiste na exposição de objetos, indumentárias da batucada (manifestação bastante difundida no município) e fotografias que foram produzidas pela Secretaria Municipal da Comunicação (SECOM), a mostra retrata o ciclo do fogo desde a ida dos fogueteiros à mata para retirada do bambu, os espaços de produção e fabricação da pólvora, a feitura dos artefatos e a apresentação da matéria-prima, a exemplo das espadas.

“A realização dessa mostra representa uma luta de pesquisa e demonstra o desejo da gestão municipal em valorizar o trabalho dos fogueteiros de Estância. É também uma forma de reconhecimento e pertencimento da cultura do fogo, assim como dos elementos identitários da arte do saber fazer como patrimônio imaterial do povo estanciano”, destacou o curador da exposição, Fernando Valério.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação