2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Exposição Vida Maria é aberta ao público com homenagens e poesia

Fonte: SECOM
17/03/2018 às 09h16

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Aconteceu, na noite da última sexta-feira, 16, no Memorial da Cultura, a abertura oficial da exposição Vida Maria. A mostra, que é promovida pela Prefeitura de Estância, por intermédio da secretaria Municipal da Cultura e Turismo, foi aberta à visitação pública com um recital poético feito pelo poeta Wilton Santos. Na oportunidade, ele recitou a poesia "Luz do Saber", a fim de homenagear o papel da mulher na sociedade estanciana.

Outro ponto alto da cerimônia foi a homenagem prestada à Maria da Glória, 84 anos, que é especialista no bordado redendê. Como forma de reconhecer a contribuição desses mulheres na propagação e na valorização do artesanato estanciano, a gestão municipal entregou um certificado à artesã. Essa mesma homenagem foi feita à presidente da Associação Mulheres Criativa, Edvânia Beijamim.

Em agradecimento, Edvânia Benjamim falou sobre os produtos que compõem a exposição. "É um momento de conquista para todas nós, artesãs. É muito importante que o cidadão estanciano conheça e valorize cada peça artesanal da nossa cidade e o nosso trabalho. Aqui, o público vai encontrar mais de dez tipos de peças artesanais, entre vassoura de palha, peneira, bordado em redendê, macramê, crochê, bonecas e bonecas feitas de feltro. ", disse ela.

Presente ao evento, o Prefeito Gilson Andrade parabenizou às envolvidas no projeto. "Quero parabenizar a cada uma dessas Mulheres Criativas por contribuir com o desenvolvimento da cultura local. É muito importante que mais pessoas conheçam o trabalho desenvolvido por vocês. Que possamos reforçar essa parceria e, quem sabe, levar essa feirinha a outras localidades como às praias do Abaís e Saco", expressou.

Trabalhos

Além do artesanato, a exposição conta com a presença de utensílios domésticos como cama, mesa, cristaleira, centro de canto, máquina de costura, panelas de barro, moringa, comoda, penteadeira, ferro à carvão, entre outros utensílios do lar. Os visitantes poderão apreciar os trabalhos e adquirir os saberes das artesãs da Associação Mulheres Criativas até o dia 28 deste mês.

Presenças

Estiveram presentes à abertura da exposição o Prefeito Gilson Andrade; o vereador Misael Dantas; secretários municipais; agentes culturais; além de professores e alunos do Colégio Laura Costa.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação