2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Exposição fotográfica e mesa redonda integram as comemorações do aniversário de Estância

Fonte: SECOM
03/05/2018 às 10h36

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A noite de quarta-feira, 02, foi marcada por dois importantes eventos que integram as comemorações alusivas ao aniversário de 170 anos de elevação de Estância à categoria de cidade. Os cenários foram a Escola Estanciana das Artes e o Memorial da Cultura. Ambos foram realizados pela Prefeitura de Estância, por meio da secretaria municipal da Cultura e do Turismo.

Inicialmente foi realizada uma mesa redonda sobre o comando do superintendente da Secut, Irineu Fontes. Na oportunidade, ele ressaltou os diversos aspectos históricos e culturais de Estância, em especial sobre a sua rica e diversificada cultura popular. Durante a sua explanação, Irineu chamou atenção para a valorização dos aspectos culturais que estão no DNA dos estancianos, como a paixão pelos fogos de artifício, o Barco de Fogo e as suas demais manifestações folclóricas. Também chamou atenção para a necessidade de profissionalizar os grupos folclóricos existentes no Município para que estes consigam sobreviver sem a dependência do poder público.

Ao final, Irineu Fontes comentou sobre a importância de promover e fomentar debates sobre a cultura e colocá-la como foco principal. “Debater sobre cultura é essencial em todos os locais, ainda mais em uma cidade como Estância, é primordial. A final de contas, é da cultura que nascem todas as outras áreas. Então, em todos os locais que temos a possibilidade de discutir sobre cultura, mostrar a sua importância, os investimentos que precisam ser feitos, aa organização necessária, é importante fazê-lo. Precisamos incutir na mente dos grupos que não é possível viver apenas dos recursos do poder público. É preciso investir na profissionalização dos grupos para que eles possam buscar uma colocação dentro do mercado. Também cabe ao poder público trabalhar nas escolas a cultura estanciana, promover o debate na base escolar a fim de que eles despertem o sentimento de pertencimento, para que saibam porque temos o maior São João do Brasil”, expressou.

Após a explanação e debate, a Prefeitura realizou a entrega dos certificados aos artistas e fotógrafos envolvidos na exposição. Em seguida, o público presente pode acompanhar uma parte do projeto desenvolvido pela Secretaria da Comunicação Social (Secom) do Município, que deu uma nova roupagem à música mais executada no período junino, “Samba de Coco”. De autoria da compositora Raimunda Andrelina, a canção tem como intérprete o cantor Jorge Maravilha.

Após a apresentação do projeto, os presentes foram convidados a se dirigir ao Memorial da Cultura a fim de conhecer a exposição fotográfica “Estância dos Cartões Postais”, trabalho produzido a partir das imagens de profissionais do ramo da fotografia da cidade de Estância.

O coordenador do setor de Educação Patrimonial Fernando Valério, comentou sobre a mostra. “Nosso objetivo é resgatar a historicidade da nossa cidade. Então, o trabalho exposto aqui é composto por fotos, desenhos em grafite e artes visuais (telas). Dessa forma, a exposição possibilitou trabalhar junto aos artistas estancianos a ideia do pertencimento.

Para dar ainda mais vida e brilho à exposição, que foi retratada em três partes: a primeira delas retrata as recém eleitas Sete Maravilhas de Estância; a segunda é composta por fotografias antigas que retrata pontos históricos importantes da cidade. A última foi direcionada aos artistas, que retratam fotos de diversas áreas da cidade, sendo, essa última, complementada com duas subáreas: uma dedicada à pintura, com um artista representando o seu trabalho, com pinturas em telas e em azulejos; além do desenho em grafite, representando personagens da cultura estanciana, casarios e prédios históricos”, expressou.

O Prefeito Gilson Andrade, que abriu oficialmente a exposição fotográfica, comentou sobre os dois eventos realizados na noite. “Estamos aqui com essa exposição fotográfica feita por estancianos, na qual retratam como era a nossa cidade antigamente e mostram as nossas Sete Maravilhas. Também a pouco tivemos a palestra com o mestre da cultura popular, Irineu Fontes. Então, esse evento foi de fundamental importância para debater a nossa cultura, a nossa identidade cultural, para que possamos, cada vez mais, fortalecer esse título de Cidade Berço da Cultura Sergipana. Então, esse evento alusivo às comemorações dos 170 anos de elevação de Estância à categoria de Cidade, serve para ressaltar a importância de nossa cidade no cenário cultural e turístico”, disse.

Durante o evento o prefeito Gilson fez questão de ressaltar que a valorização cultural dos artistas e grupos folclóricos é uma marca da sua gestão. “Dia 31 realizaremos a abertura oficial dos festejos juninos não só de Estância mais de todo o Estado de Sergipe, com a nossa tradicional Salva Junina. Este ano vamos levar o nosso arrastão cultural para o Forródromo, para que o grande público que se faz presente, que vem de outras cidades e até de outros estados possam contemplar e conhecer a nossa Batucada. Também dia 23 teremos como a segunda atração, no Forródromo, uma banda de Estância, que toca o tradicional forró para que o nosso artista também tenha a oportunidade de encantar o público que vem prestigiar a nossa festa”, acrescentou.

A exposição fotográfica “Estância dos Cartões Postais” é gratuita e aberta ao público de segunda à sexta-feira das 08 às 17 h. Ficará disponível para a visitação no Memorial da Cultura até o final do mês de maio.

Presenças

Estiveram presentes à mesa redonda e abertura da exposição os secretários da Cultura e do Turismo, Manoel Messias, e a adjunta da pasta, Míriam Guimarães; da Comunicação, Dadau Barreto; dos Serviços Urbanos, Romualdo Vieira; da Educação, Carlos Menezes Júnior; do Governo, Renato Silva Júnior; adjunto da Administração e Planejamento, André Carvalho; a escritora Salete Nascimento; o radialista Luiz Carlos Dussantus; além de professores e alunos da Escola Municipal Júlio Leite.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação