2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Festival Cultural As Maravilhas do Brincar abre atividades da Fecultart

Fonte: SECOM
06/06/2018 às 15h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nesta quarta-feira, 6, a realização do “Festival Cultural: As Maravilhas do Brincar” deu início às atividades da Feira de Cultura e Arte (Fecultart) edição 2018, que traz como tema “As Sete maravilhas de Estância Cantadas em Ritmo de Forró”. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEME), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o festival envolveu a participação de alunos da rede municipal de ensino que fizeram apresentações culturais construídas a partir do projeto geral desenvolvido no mês de março deste ano em suas escolas com os professores.

O arraial Zé Taquari, na Praça Barão do Rio Branco se transformou num grande palco de apresentações em que os estudantes foram "as estrelas" em variadas atividades apresentadas, dentre elas, paródias e coreografias. “As tarefas desenvolvidas na Fecultart têm o objetivo de incentivar o aluno para que desde cedo valorize os traços identitários da cultura estanciana, bem como o cuidado com a preservação ambiental, ou seja, a consciência da preservação do patrimônio cultural e ambiental de Estância”, explicou o secretário municipal da Educação, Carlos Menezes Júnior.

O prefeito Gilson Andrade (PTC) disse que ficou muito feliz ao ver o envolvimento dos alunos ao participarem da feira. "O entrosamento da juventude da rede pública de ensino ao participar efetivamente da Fecultart me deixa muito feliz. A realização desse evento atesta a certeza da manutenção das nossas tradições juninas expressadas em vários aspectos, através a música, por exemplo. Aqui há uma troca de conhecimentos e isso é uma vivência importante para nós da gestão e também para esses alunos que se envolvem nas atividades", destacou o prefeito.

O secretário municipal do Meio Ambiente,

Joubert Denner explicou que a parceira da SEMMA nesse evento consistiu em colaborar com a ação, levando a temática meio ambiente, inclusive, promovendo dentre as atividades uma gincana com o tema ambiental. "Trouxemos também a barraquinha da SEMMA para mostrarmos a questão da reutilização de materiais recicláveis, inclusive, toda ornamentação do nosso espaço é em material reciclado como o sofá de pallet, bancos e mesa de tonéis, dentre outras coisas", disse.

Yeveny Vinícius, aluno da Escola Municipal João Nascimento Filho não participou das atividades da Fecultart, mas foi prestigiar o evento. "Tô achando muito legal esse evento porque aqui também estamos aprendendo já que é voltado às atividades da escola. Por ser fora da sala de aula já dá um outro clima", considerou.

Mainara Costa de Oliveira, aluna da Escola Municipal Núbia Lima do Nascimento disse que esse é o segundo ano que participa da Fecultart. "Com a turma da minha escola apresentamos uma coreogeafia de dança no ritmo do forró. Eu adorei a apresentação", frisou.

A diretora da Escola Municipal Nubia Lima do Nascimento Rosângela Nascimento, comentou que a feira além de proporcionar o envolvimento dos alunos, é também um momento em eles têm a oportunidade de estarem socialmente envolvidos com outras escolas demonstrando conhecimentos e habilidades. "Eles se sentem motivados e isso eleva autoestima deles", disse.

No período da tarde as atividades continuaram com apresentações culturais das escolas, assim como de grupos folclóricos e o concurso da Rainha Mirim do São João 2018.

À noite a programação também contempla a soltura de espadas, corrida de Barco de Fogo, degustação da gastronomia típica da terra e o autêntico forró pé de serra.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação