2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Gestão municipal investe na autonomia financeira dos estancianos

Fonte: SECOM
26/08/2019 às 12h43

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Cursos profissionalizantes ofertados pela assistência beneficiam quase 400 pessoas

Uma das mais brilhantes mentes da ciência disse que "No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade". Essas palavras proferidas por Einstein servem para ilustrar as medidas que a gestão municipal tem promovido para reverter o cenário adverso do desemprego. Segundo dados do IBGE, no primeiro semestre de 2019, a taxa de desocupação entre os sergipanos foi de 16,0%. Diante disso, a Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS), tem investido fortemente na qualificação profissional dos estancianos.

Atualmente, cerca de 400 estancianos estão aprendendo uma profissão por meio dos cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o SENAI e SENAC. "O desemprego é uma realidade que assola milhões de família em todo o país, e por mais que eu quero ajudar o maior número de famílias estancianas, não tem como colocar todos para trabalhar na Prefeitura. Ciente disso, a nossa gestão trabalha diuturnamente para atrair novos estabelecimentos industriais para o nosso município. Também, em outra frente, investimos na formação profissional de nossa população através dos cursos ofertados pela Assistência Social. Eles visam proporcionar uma autonomia financeira para população. Dessa forma, contribuímos para que centenas de famílias obtenham o seu sustento através do empreendedorismo", argumentou o prefeito Gilson Andrade.

Os cursos ofertados pelo SENAI são ministrados nas dependências das Unidades Móveis, instaladas nas dependências do Forródromo. Estão matriculados cerca de 250 alunos distribuídos entre os cursos de: Informática Básica, Eletricista Instalador Industrial, Mecânico de Manutenção de Motocicleta, Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Auxiliar de Padeiro e Auxiliar de Confeiteiro. Já os cursos do SENAC são ofertados em diversos pólos, atendendo as comunidades do bairro São Jorge, Albano Franco, Cidade Nova e Recanto Verde. Através dessa instituição são ofertadas 140 vagas para os cursos de: Manicure e Pedicure, Frentista, Corte de Cabelo Masculino, Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas e Confeiteiro.

A Secretária da Assistência Social Danielle Mulhert, explicou que os cursos que foram ofertados foram a pedido da população. "Estou muito feliz que graças esse olhar humano do Prefeito Gilson Andrade, estamos ofertando diversos cursos para população mais carente. O nosso objetivo é levar às comunidades os cursos que mais elas tenham interesse dentro do catálogo de oferta do SENAI e SENAC. Claro que a nossa prioridade foi para cursos que proporcionam uma autonomia financeira, a fim de garantir a subsistência dessas famílias", justificou.

A excelência dos cursos ofertados à população é reconhecida pelos alunos. Um dos exemplos é Marcos Júnior, que participou do Curso de Mecânico de Manutenção de Motocicletas. "Esses cursos ofertados pela Prefeitura é uma oportunidade única de aprender uma profissão. Estou adquirindo diversos conhecimentos que vão me habilitar para trabalhar na área, e até aqui estou gostando muito. Além de ser um curso muito procurado, ele é caro e tenho certeza que muitos não teriam condições de pagar", disse.

Já a senhora Marineide Talvares participa do curso de Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, pretende colocar em prática o que aprendeu para complementar a renda familiar. "Eu já tenha feito outros cursos, mas esse vai ficar para a história. Aqui, aprendemos os mínimos detalhes para sair uma grande profissional, e com as habilidades adquiridas vou trabalhar confeccionando shorts e lingerie para vender. Então o prefeito Gilson e toda a sua equipe estão de parabéns por da essa oportunidade de qualificação", frisou.

A jovem Renata de Jesus expressou seu contentamento de realizar em sua comunidade o curso de Manicure e Pedicure. "Estou gostando muito de poder realizar o curso de Manicure e Pedicure aqui no Albano Franco. Tenho pretensões de abrir um salão de beleza, e os ensinamentos serão de grande valia. Então, não poderia perder a chance de fazer um curso de graça na minha próprio comunidade. Ao qual parabenizo a Prefeitura pela iniciativa", expressou.

Ainda esse ano outros cursos serão ofertados nos bairros e zona rural, dentro das diretrizes municipais de qualificação profissional.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação