2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

IIIº Fórum Municipal do CMDI elege entidades não governamentais que vão compor o Conselho

Fonte: SECOM
30/11/2018 às 12h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Fortalecer o trabalho voltado para os idosos, promover o debate público tendo em vista criar políticas, projetos e ações em prol das pessoas da terceira idade. Estes são alguns dos objetivos do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), e para definir seus representantes da sociedade civil, foi realizado na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório da Universidade Tiradentes (Unit)-Campus Estância, o IIIº Fórum Municipal do CMDI para o biênio 2019/2020.

Antes de iniciar a eleição, a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Estância, Renata Hipólito Costa, abordou em uma palestra a importância dessa unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Em seguida ela destacou que idosos devem ter sua participação ativa no meio social e sejam protagonistas na efetivação dos seus direitos, rompendo com os preconceitos de que eles são inativos ou incapazes. Por fim, ela promoveu uma atividade lúdica com a utilização de bexigas onde todos interagiram num momento de descontração.

A secretária-adjunta da Assistência Social, Marta Monteiro, que também é presidente do Conselho, destacou a importância que as entidades possuem perante o CMDI. Ela salientou que eles tem uma grande responsabilidade como órgão fiscalizador, assim como colaborador junto a política municipal dos idosos trabalhando toda a questão que envolve os direitos dessas pessoas junto a sociedade.

Além de representantes dos usuários idosos do município, foram eleitos representantes de quatro entidades não governamentais, sendo composto por dois membros titulares e dois suplentes cada. As entidades são: Associação dos Moradores do Conjunto Albano Franco, Associação Beneficente de Moradores e Vizinhanças do Bairro Santa Cruz, Associação de Moradores do Residencial Carmem Prado Leite e Clube dos Amigos da Cidade de Estância-SE. A posse da nova formação do Conselho vai acontecer em janeiro do próximo ano, momento em que também será realizada a eleição da nova diretoria do Conselho.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação