2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Lançamento de atividades marcam a programação da 3ª Semana Municipal da Juventude

Fonte: SECOM
12/08/2019 às 16h36

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Destacando que a juventude representa uma parcela extremamente importante na sociedade e merece ações voltadas para ela, enfatizando que em Sergipe, Estância foi o único município habilitado às ações do Programa Estação Juventude 2.0, o prefeito Gilson Andrade fez a abertura da 3ª Semana Municipal da Juventude, realizada nesta segunda-feira, 12, no Barracão Cultural Zé de Clara. “É isso que estamos fazendo, cuidando com carinho das crianças, seja nas creches ou nas escolas, assim como de toda a juventude, promovendo ações para que futuramente sejam inseridos no mercado de trabalho”, destacou.

O evento tem como tema ‘Ocupar, resistir e fortalecer: As juventudes são o agora’, e marca o calendário da cidade por fomentar nos jovens estancianos a consciência da sua importância na sociedade. Abrindo a programação, o artista e Fábio Sabath apresentou uma performance de dança. Em seguida, foram lançados os cursos de: Danças Urbanas, Libras, Grafitte e Gestão Financeira (este, em parceria com o Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude); e o Programa Mais Estágio, que em parceria com a Secretaria da Administração vai abrir seleção de estágio de jovens para atuarem na administração municipal em diversas áreas nos níveis médio, técnico e superior, onde estes egressos receberão bolsa estágio e auxílio-transporte.

Saudando o presentes ao fazer o uso da palavra, o secretário adjunto da Juventude e Desporto, Kaique Freire parabenizou a gestão municipal que pelo terceiro ano consecutivo promove o evento, tendo em sua programação uma semana recheada de atividades, como o lançamento de programas (Mais Estágio), além de eventos esportivos, culturais e shows. “Hoje é o Dia Internacional da Juventude, portanto, teremos uma programação intensa e que demonstra o papel da gestão municipal que é proporcionar ao jovem estanciano o sentimento de protagonismo e emancipação, para que possamos cada vez mais colocá-lo no eixo das discussões e agendas positivas da gestão”, disse.

Jovens que participaram do primeiro ciclo do curso de Percussão e integram o grupo Tambores da Juventude também marcaram presença e abrilhantaram o evento dando uma mostra do aprendizado ao longo das aulas. Vitória Santos, 18, que faz parte do grupo soltou a voz no repertório apresentado. “Sempre tive inclinação musical e ao participar do curso de iniciação musical tive a oportunidade de conhecer as notas e partituras. Foi uma excelente oportunidade, e agora, quero fazer o curso de Percussão”, disse.

Leonardo de Jesus, também é um jovem estanciano que participou de cursos no Estação Juventude. “Participei da oficina de Percussão e os cursos de línguas em Inglês, Francês e Espanhol. Com certeza todo o aprendizado será um passo a mais para o mercado de trabalho. O conhecimento é algo que ninguém tira de nós”, destacou.

A programação teve continuidade à tarde, no anexo da Escola Maria Izabel, no Porto do Mato, onde acontece a palestra ‘Se Liga Galera: Se Prevenir das IST´s é Massa!’, que aborda as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s); e à noite, às 19h, no auditório da Câmara de Vereadores, acontece o Troféu Parceiros da Juventude, que homenageará 12 personalidades que contribuíram significativamente com o desenvolvimento de ações juntamente a Secretaria da Juventude e Desporto.

Estavam presentes secretários da gestão municipal, alunos da Escola Municipal João Nascimento Filho e representantes de associações de moradores.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação