2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Marchantes participam de capacitação sobre comercialização de carne no varejo

Fonte: SECOM
22/08/2019 às 17h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Cerca de 80% dos profissionais do ramo foram orientados sobre manipulação de alimentos

Para garantir a qualidade e a procedência das carnes comercializadas no município, a Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, realizou na última quarta-feira, 21,no Auditório da Universidade Tiradentes Campus Estância, uma capacitação técnica voltada para os profissionais que atuam no processo de manipulação e comercialização de carnes no município.

Essa iniciativa do poder público municipal, visa orientar os marchantes a se enquadrarem no que tange a legislação vigente sobre as condições para comercialização, manipulação e estoque de produtos dentro dos padrões de higiene e qualidade exigidos pela legislação sanitária. Durante a palestra a consultora do Sebrae Anna Virgínia chamou a atenção que o trabalhador é responsável pela manipulação do alimento deve obedecer algumas práticas, protegendo e promovendo a qualidade dos produtos alimentícios. Dentre os pontos destacados por ela, estão organização, higiene, uniforme, temperatura ideal de conservação, armazenamento, descongelamento e coloração do produto.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico Carlos Blinofi, a capacitação tem caráter informativo a fim de que os trabalhadores não seja pegos de surpresa diante de uma fiscalização do ministério público. "Desde o início do ano os órgãos de controle tem intensificado a fiscalização em feiras livres e estabelecimentos comerciais de todo o estado, diante do cerco e atendendo uma determinação do prefeito Gilson Andrade, foi promovida essa capacitação para que os nossos marchantes possam se adequar as exigências e não ter sua mercadoria aprendida e seu estabelecimento interditado", informou.

A capacitação contou com a presença de cerca de 50 marchantes, o que representa 80% dos trabalhadores da área. Também esteve presente o Secretário do Governo, Romualdo Vieira ; a Vereadora Josefá Francisca; a Coordenadora regional do Sebrae Estância Heloísa Fontes; e a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Elaine Santos.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação