2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Mediadores e facilitadores do Programa Novo Mais Educação participam de encontro

Fonte: SECOM
02/05/2018 às 22h11

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Foi realizado nesta quarta-feira, 2, no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), Campus Estância, o primeiro encontro de formação com os Mediadores e Facilitadores do Programa Novo Mais Educação que vão atuar no ano letivo de 2018. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, que, atendendo aos requisitos do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), aderiu ao programa que envolverá 28 escolas do Município.

O programa tem como objetivo melhorar a aprendizagem no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes com letramento em língua portuguesa e em matemática, além de oficinas de artes que envolvem cultura, música e educação ambiental.

De acordo com a coordenadora do programa, Manuela Brasil, a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de maio, esses profissionais iniciarão as suas atividades atuando no contraturno do ensino regular, dando suporte na aprendizagem de alunos inicialmente nas escolas: Grupo Escolar Dr. Humberto da Silveira Ferreira e Escola Municipal Emídio de Paula (zona na praia), Escola Municipal Professora Joaquina de Souza (Colônia Entre Rios), Escola Municipal Professor Azarias Santos, Escola Municipal Senador Júlio César Leite, Escola Maria Izabel Carvalho Nabuco D´Ávila (do Centro e da praia), Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim, Escola Municipal Professor Dorijan dos Santos e a Escola Municipal Laura Cardozo Costa.

“O Novo Mais Educação é uma iniciativa que justamente vem para dar subsídio, dentro da escola, na questão da dificuldade de aprendizagem dos alunos. É embasada em uma forma diferenciada de lecionar, mais lúdica e que atrai a atenção dos alunos por meio das oficinas complementares. Esse programa, além de alfabetizar e oportunizar que esses alunos adquiram outras habilidades por meio das oficinas, principalmente, faz com que, enquanto educadores, combatamos a vulnerabilidade social e a violência escolar, entre outros aspectos”, salientou Manuela Brasil.

Antes de iniciar o evento, a vice-prefeita, professora Adriana Leite (PRB), deu as boas-vindas aos presentes e pediu o comprometimento de todos, destacando o poder transformador da educação. “Estamos vivendo uma cultura de massa avassaladora, em deixar que crianças sejam crianças na forma mais pura. Nosso papel como educador é permitir e contribuir com a pureza e resposta delas e eu clamo isso de vocês”, disse.

O prefeito Gilson Andrade (PTC) também foi prestigiar o evento. Ele deu as boas-vindas aos mediadores e facilitadores do Programa Novo Mais Educação se referindo a eles como os novos servidores da administração municipal. “A comunidade estudantil de Estância espera por vocês. Com empenho, que vocês possam contribuir com o aprendizado destes alunos”, salientou.

Em seguida, o gestor destacou o compromisso da sua gestão em pagar o salário em dias de todos os servidores e também fez o convite para que prestigiem a programação do aniversário dos 170 da cidade. “É mais uma ação que chega para somar os esforços que estão sendo feitos nos sentido de melhorar os índices educacionais do Município, um dos compromissos da gestão municipal”, disse.

Após a fala do prefeito, teve início a programação com a apresentação do documentário “Nunca me sonharam”. Em seguida, todos foram convidados ao debate e à reflexão acerca do tema abordado no vídeo. No período da tarde houve explanação sobre o Novo Mais Educação para que os mediadores e facilitadores tenham o conhecimento sobre o funcionamento do programa.

Programa

Desde 2012, o professor Robson Menezes Santos participa do Programa Novo Mais Educação. Ele que leciona a disciplina Artes disse que a sua matéria não será apenas embasada no pintar e desenhar, mas, principalmente, na abordagem voltada à valorização dos artistas que já se foram. “Uma situação que aconteceu em uma das minhas aulas e me deixou muito triste foi, ao citar Zé de Dome, artista plástico estanciano considerado uma das expressões da pintura sergipana, e ninguém conhecê-lo. Então, vamos abordar sim a cultura”, disse.

A professora Ana Paula Carvalho Santos participa pela segunda vez do Novo Mais Educação e disse que, embora “veterana”, está na maior expectativa para iniciar as atividades, pois, além da oportunidade de emprego no poder público municipal, sente-se útil em auxiliar na aprendizagem de crianças que tanto precisam. A professora Maria José Rodrigues, comunga da mesma ideia destacando que está feliz em poder participar do programa. “Mesmo aposentada sinto-me capaz de contribuir com o ensino destas crianças”, salientou.

O secretário municipal da Educação Carlos Menezes Júnior disse que considera o programa uma das grandes oportunidades de avanço com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Isso porque atrai o aluno, no contraturno da escola, dando reforço de letramento, de lógica, de matemática, assim como arte e cultura que chegam agregar valores ao espaço escolar. “É um dos importantes passos que damos. O Novo Mais Educação é menina dos meus olhos”, destacou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação