2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Memorial da Cultura comemora dia do Folclore com atividades culturais

Fonte: SECOM
23/08/2019 às 14h39

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Visita guiada, mesa redonda e Recital Poético foram algumas das atividades realizadas pelo Memorial

O Memorial da Cultura de Estância continua cumprindo com o seu papel de fomento à cultura popular. Na última quinta-feira,22, Dia do Folclore, foi realizado uma série de atividades dentro da exposição "Mãos que Trabalham a Cultura Popular: Recriando os saberes -Confeccionando Cultura. Instalada nas dependências do Memorial da Cultura, a exposição itinerante desse mês de agosto, é dedicada ao mês do folclore. Em razão disso, o acervo retrata as manifestações folclóricas, traz artesanato, quadros, literatura de cordel, literatura infanto-juvenil, e objetos relacionados aos folguedos juninos.

As atividades do Dia do Folclore iniciaram com uma roda de conversa com a ação Pescando o Saber, com a presença de alunos e professores do Instituto Diocesano e da Escola Estadual Gumercindo Bessa. Em seguida foi realizada uma explanação sobre o trabalho de ressocialização desenvolvido na Cadeia Pública de Estância, oportunidade em que os jovens conheceram o projeto "Fabricando a Liberdade", que estimula a produção de arte.

As atividades foram encerradas com a visita guiada a exposição e com o Recital Poético Conduzido pelo poeta Wilton Santos. "Hoje mais uma vez o Memorial da Cultura contribuem para promover esse importante contato com as manifestações folclóricas, e os saberes populares dos artistas plásticos e artesão estanciano. E esse é o nosso papel, despertar nas novas gerações o interesse sobre a nossa cultura e proporcionar essa interação social", afirmou o curador da exposição, Fernando Valério.

Além dos alunos e professores o Memorial contou com a presença do Diretor da Cadeia Pública, Vanilson Soares; do Gerente, Marovaldo Lopes; e da Terapeuta Ocupacional, Leila Calumby. Localizado na Rua Divaldo Carvalho Costa (antiga Rua do Pernambuquinho, Centro da cidade), o Memorial da Cultura funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e visitação pública segue até o dia 30 de Agosto.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação