2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Memorial da Cultura de Estância lança exposição permanente sobre o Ciclo do Fogo

Fonte: SECOM
12/06/2018 às 12h28

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A prefeitura de Estância por meio da secretária municipal da Cultura e Turismo, realizou na terça-feira, 11, data que é comemorado o Dia Estadual do Barco de Fogo, a inauguração da exposição “Ciclo do Fogo” no Memorial da Cultura de Estância.

A exposição constitui um marco na história de Estância tendo em vista que pela primeira vez é realizado uma exposição permanente sobre a maior expressão identitária da cultura estanciana, que o fabrico dos fogos de artifícios.

O público que visitar o espaço vai se deslumbrar ao compreender cada etapa envolvida na arte da pirotecnia de fabricação dos buscapés, espadas e do majestoso Barco de Fogo. Elementos que constituem o Patrimônio Imaterial da Cidade de Estância. No acervo é retratado todas as etapas envolvidas na produção dos fogos, que vai desde a retirada do bambu, passando pelos elementos químicos para a produção da pólvora e as manifestações culturais com suas indumentárias e instrumentos.

Através dessa exposição o Memorial do Fogo cumpre a sua missão de promover um espaço de salvaguarda da memória do fogo de Estância, fomentando pesquisas, promovendo ações educativas e culturais e suscitando debates sobre a preservação das tradições juninas.

“Nós entendemos que era necessário promover na cidade de Estância uma política permanente de valorização e preservação cultural, através do Memorial da Cultura. E desde o ano passado cumprimos esse papel, de promover a perpetuação da cultura. E hoje, damos um passo significativo neste sentido com a inauguração de uma exposição permanente que retrata todo o ciclo do fogo em Estância, elemento que é marcante na nossa cultura”, expressou o secretário da Cultura e Turismo Manoel Messias.

“A inauguração dessa exposição é de grande importância em vários aspectos. Primeiro porque valoriza a juventude, tendo em vista a presença de alunos da rede municipal e particular de ensino aqui na abertura da exposição. Outro fator é a perpetuação da história do Barco de Fogo, do buscapé e das espadas. Ou seja, daquilo que faz a cultura estanciana. Por fim essa exposição traz uma inovação, pela primeira vez na história de Estância está sendo materializada a história junina de Estância com a inaugurado o Memorial do Fogo”, destacou o vereador Misael Dantas ao falar sobre o ineditismo desta exposição.

“A exposição do Memorial do Fogo sintetiza o projeto do que vem a ser os elementos identitários da cultura junina. Embora pareça fácil a montagem da exposição, mas foi um trabalho árduo que durou em torno de 5 meses para ser concluído. Realizamos a pesquisa de campo, levantamento de ficha técnica, acervo interno e externo. O resultado desse trabalho é que hoje os estancianos têm acesso a uma exposição permanente, onde em qualquer período do ano os estancianos e turistas podem conferir o acervo. Então fico muito feliz que no dia de hoje a cidade de Estância inaugura o seu primeiro espaço efetivo de memória sobre a nossa cidade. Então é importante porque ela não é apenas uma exposição itinerante e sim uma exposição permanente que sacraliza o espaço da memória do fogo estanciano”, expressou o curador da exposição Fernando Valério.

O Memorial da Cultura é aberto para visitação pública de segunda a sexta-feira das 8 as 17 horas.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação