2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Milhares de produtores rurais de Estância são beneficiados com horas de trator e doação de sementes

Fonte: SECOM
11/03/2020 às 12h33

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Incentivar os pequenos produtores e fomentar a Agricultura Familiar. Com este propósito, a Prefeitura Municipal de Estância (PME), por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, vem realizando ações que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores rurais, garantindo o alimento na mesa dessas famílias ao fornecer horas/máquina de trator para o preparo do solo, doação de sementes de milho e vacinação de equinos e muares.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Blinoffi, desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Gilson Andrade vem mantendo a tradição de em todo mês de março beneficiar as comunidades rurais com a antecipação da preparação do solo, tendo em vista que no dia 19 de março é comemorado o dia de São José, padroeiro dos plantadores de milho. No total cinco máquinas estão trabalhando à disposição destes agricultores, e dentre as comunidades já aradas e em número de famílias que já foram beneficiadas são: Povoado Muculanduba (45), Colônia São José (62), Assentamento Ana Alice, conhecida como ‘Fusquinha’ (10); Colônia Entre Rios (151), Povoado Agrosul (36), Colônia Vertente (52), Assentamento Evaristo (10), Povoado Riachão do Teté (56), Assentamento D. Helder (39), Povoado Grotão (17), Colônia São João (4), Povoado Fonte Nova (49), Assentamento Caio Prado (140) e na Colônia Estancinha (183).

E para celebrar o padroeiro São José, na próxima segunda-feira, 16, serão entregues pela PME aos trabalhadores rurais do município, sementes de milho da espécie híbrida, que têm como características qualidade, alto vigor e produtividade; e como novidade neste ano, também serão distribuídas sementes da espécie Crioula que são mais resistentes e dependem menos de insumos, pois são adaptadas às características do local de onde são cultivados. O evento será no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estância, às 8h. “Assim como nos três anos anteriores, para que não falte o milho em nosso São João, serão distribuídas essas sementes. Serão atendidas entre 1500 e 2 mil famílias com as horas de trator, bem com a doação de 2kg de sementes de milho”, salientou Blinoffi.

Uma outra iniciativa executada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico é a vacinação contra a encefalomielite, zoonose de alta letalidade também conhecida ‘Mal de Roda’ porque o animal perde o equilíbrio e apresenta andar cambaleante em círculo. Em todo município já vacinados mais de 750 animais, entre equinos (cavalos e éguas) e muares (burros e mulas).

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação