2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Ministério do Meio Ambiente e PME oferecem Curso de Sustentabilidade na Administração Pública

Fonte: SECOM
05/09/2018 às 12h09

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o objetivo de promover a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional de recursos naturais e dos bens públicos proporcionando a redução de gastos institucionais e descarte inadequado de resíduos sólidos, minimizando, assim, os impactos ambientais nas construções públicas, o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) e a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou nesta quarta-feira, 5, a solenidade de abertura do A3P – Curso de Sustentabilidade na Administração Pública, ministrado pela consultora do Ministério, Maria do Carmo Barêa Coutinho Ferreira.

Na oportunidade o prefeito Gilson Andrade (PTC) recebeu o Certificado de adesão do município à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), deixando-o feliz e orgulhoso, pois, em Sergipe, Estância é o segundo município que recebe essa certificação. Ao fazer o uso da palavra ele disse que se sentiu honrado em Estância receber esse certificado e com isso, aumentará sua responsabilidade como gestor. Em seguida, agradeceu a participação de todos os representantes das cidades e destacou que uma das metas da Secretaria do Meio Ambiente e que já está em andamento é a implantação da coleta seletiva, enfatizando que é necessário fazer o dever de casa antes da implantação, pois será feita inicialmente nos prédios público e escolas da rede municipal para incentivar a população a essa prática de conscientização ambiental. “É importante esse momento de diálogo porque de mãos dadas poderemos colocar em prática essas ações. Que com o conhecimento adquirido nesse curso vocês possam colocar em prática a gestão adequada dos resíduos gerados”, disse.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Joubert Denner, explicou que curso tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios socioambientais em suas rotinas administrativas e no planejamento de projetos, levando à economia de recursos naturais e à redução dos gastos institucionais. “Este curso tem o objetivo de levar aos participantes conhecimento sobre o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, a A3P do Meio Ambiente, e promover a prática de sustentabilidade, visando a proteção do meio ambiente e consequente economia de recursos”, destacou.

O diretor do Meio Ambiente de Tomar do Geru, Cremilson Dias do Nascimento disse que está participando do curso para entender melhor o papel da gestão ambiental e assim, poder aplicar em seu município. A bióloga Joana Angélia Melo, de Tomar do Geru, compartilha da mesma ideia. “Tenho certeza que este curso trará para todos nós novos conhecimentos e conscientização, pequenas atitudes com o meio ambiente, que podemos mudar em nosso cotidiano e que trarão mudanças positivas em nossas vidas”, considerou.

O Curso A3P segue até amanhã, quinta-feira, 6, e os participantes que estiverem presentes durante todo o período receberão certificado. Estiveram presentes o superintendente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul de Sergipe (CONSCENSUL), Edvaldo Ribeiro; além de servidores da Prefeitura de Estância, dentre eles, secretários municipais e gestores da área ambiental, além de representantes do funcionalismo público da região Sul e Centro Sul do Estado.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação