2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Município de Estância realiza I Festival da Fraternidade

Fonte: SECOM
13/08/2018 às 12h34

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Estimular valores humanos e acreditar que é possível construir um mundo melhor, com esse objetivo em mente a Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEME), realizou no último sábado, 11, a culminância do I Festival da Fraternidade, na Praça Barão do Rio Branco com o seguinte tema: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

O festival foi a culminância de projeto desenvolvido ao longo do retorno do segundo semestre em todas as escolas da rede municipal como explica o Secretário da Educação Carlos Menezes Júnior.

“O Festival da Fraternidade realizado no dia 11 de agosto, dia dos Estudantes, é a culminância de um trabalho pedagógico realizado durante 30 dias com a participação de mais de 10 mil alunos. E durante esse período foram realizadas diversas ações visando a valorização do amor fraterno, colocando-o como o centro em nossas vidas. Nesse projeto trabalhamos o respeito aos diferentes, a solidariedade, com ações como visitas das creches ao asilo e ao Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e algumas campanhas para arrecadação de gêneros alimentícios, agasalhos e higiene pessoal”, afirmou.

“Quem visitou as unidades escolares durante os trinta dias desse projeto percebeu que existe todo um ambiente ressaltando a importância da relação ”eu e o outro”. Então hoje nesse dia não teve como não se emocionar com as apresentações, desde os pequeninos das creches até os maiores, e todas as apresentações focadas no incentivo à paz, sendo o inverso do que ocorre em nossa sociedade marcada pela intolerância e falta de respeito. Por isso que é fundamental educar a nossas crianças e os nossos filhos desde pequeno ensinando valores”, finalizou.

Maria Lúcia Diretora da Escola Manuel Ferreira comenta sobre o envolvimento dos alunos no projeto.

“Ficamos felizes com essa iniciativa da SEME de promover esse Festival, sobretudo diante do apoio e envolvimento de toda a comunidade escolar. Gostaria de agradecer ao empenho dos motoristas, pessoal de apoio, alunos e professores. Até porque a fraternidade é um tema que todo mundo que abordar, e o aluno leva para a sua comunidade o que aprendeu no ambiente escolar. Então é muito positivo esse intercâmbio dos alunos com outras escolas e é uma experiência que eles vão levar para o resto da vida”, disse.

A estudante Emilly Eduarda do 9° ano da escola Júlio Leite comentou sobre o efeito positivo do projeto no ambiente escolar.

“Eu gostei de participar do Festival da Fraternidade porque ele nos ajuda a demonstrar mais carinho e amor para com as outras pessoas. E essas temáticas foram trabalhadas em sala de aula e ajudou muito a melhorar o relacionamento entre os colegas de escola, hoje praticamente todos abraçam uns aos outros e se falam. Então, eu gostaria que esse projeto fosse mantido durante o ano inteiro”, expressou.

Ao longo de todo o dia foram apresentadas mais de 40 apresentações, que promoveram uma reflexão sobre o papel que cada um de nós temos na busca de construir um futuro melhor. Além das apresentações, os arredores da Praça ficou lotado de frases, faixas e cartazes com palavras de incentivos. Por fim, o público desfrutou uma linda exposição fotográfica retratando valores humanos.

O evento contou com a presença do Prefeito Gilson Andrade; do Vereador, Misael Dantas: Secretário do Governo, Renato Silva Júnior; e do Secretário da Comunicação, Dadau Barreto.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação