2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

PME realiza mutirão para cadastro de moradores no programa Cartão Reforma

Fonte: SECOM
01/02/2018 às 10h58

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


No último dia 12, técnicos da Prefeitura de Estância realizaram um mutirão de cadastro de moradores do Conjunto Santo Antônio para o programa "Cartão Reforma" do Governo Federal.

O mutirão contou com a participação de equipes das Secretarias de Saúde (agentes de saúde), Assistência Social (secretária adjunta, técnicos do Centro de Referência de Assistência Social – Cras e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas) e da Secretaria de Obras (técnicos e a coordenadora do setor de Habitação).

Esse programa consiste em fornecer auxílio em dinheiro, em forma de crédito em cartão físico, para famílias de baixa renda que tenham a necessidade de realizar reformas em suas residências, bem como ampliações, solução de problemas ou término de obras, mas que não possuem recursos financeiros para executar a obra.

A secretária adjunta da Assistência Social, Marta Monteiro disse que o projeto passou por um estudo de caso realizado pelo CREAS que identificou o elevado índice de vulnerabilidade no Conjunto Santo Antônio. “Verificamos in loco que essas residências, na sua maioria, não dispõem do mínimo de dignidade. Por exemplo, muitas delas têm apenas um cômodo e não possuem banheiros. Assim, o objetivo dessa ação é oferecer mais dignidade à essas pessoas por meio do levantamento da sua realidade. Esse é o olhar da gestão municipal para a sua população”, destacou.

Maria de Fátima Gomes, que é coordenadora de Habitação da Secretaria Municipal de Obras, esteve acompanhado essas visitas e explicou que, com base nos estudos, o referido conjunto foi inscrito para ser beneficiado pelo programa com o objetivo de contribuir com a melhoria da realidade social daquela comunidade e que, 50 das 150 casas avaliadas, terão direito ao benefício. “É importante salientar que o Ministério das Cidades prevê critérios para a adesão ao programa, como os casos nos quais a mulher é chefe de família, residências que possuem, na família, moradores com portadores de necessidades especiais, por exemplo. “O Cartão Reforma é um programa do Governo Federal e Estância foi a primeira cidade em Sergipe a ser contemplada com esse programa”, informou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação