2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

PME realiza mutirão para triagem de cirurgia de catarata

Fonte: SECOM
09/11/2018 às 18h21

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância por meio da secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Instituto de Olhos de Sergipe (IOSE), realizou na tarde desta sexta-feira, 9, um grande mutirão de triagem para avaliação de pacientes com problema na visão. O procedimento tem o objetivo de confirmar ou não a necessidade de realizar a cirurgia de catarata. Os pacientes passaram por um processo de triagem, onde foram realizados exames de risco cirúrgico por uma equipe de oftalmologista.

"Eu estava praticamente cego sem conseguir enxergar, no mutirão ocorrido em 2017 eu fiz a operação de um dos olhos, e graças a Deus voltei a enxergar. Agora vou operar o segundo olho. Então estou muito alegre de poder participar desse mutirão e voltar a enxergar com os dois olhos novamente", disse o aposentado de 74 anos, João Vieira dos Santos.

"Os pacientes que contraem essa doença perdem parte da sua autonomia de vida. Pois, muitos deles perdem a visão por completo ou passam a enxergar apenas um vulto sem conseguir distinguir palavras ou letras. Então a cirurgia de catarata possibilita devolver um dos mais importantes sentidos do ser humano, que é a visão. Então, gostaríamos de agradecer ao gestor municipal o Prefeito Gilson Andrade que tem essa responsabilidade e preocupação com a saúde dos nossos munícipes", afirmou o secretário da saúde Jorgivaldo Ramos.

As cirurgias de catarata serão realizadas na última semana de novembro, sendo uma ação totalmente gratuita para todos os pacientes que estiveram aptos para realizar, sendo que para o município de Estância foram disponibilizadas cerca de 300 cirurgias.

_Cirurgias de catarata_

A catarata é uma doença grave que prejudica a visão, e se não tratada adequadamente, pode até levar à cegueira. A maioria dos casos desenvolve em pessoas com a idade mais avançada. E embora elas não tenham caráter emergencial, é de fundamental importância para assegurar a qualidade de vida de quem espera pelo procedimento cirúrgico eletivo.

Além das cirurgias para os munícipes de Estância, também foi realizado a triagem para outros 10 municípios que compõem a microrregião, totalizando 827 cirurgias ofertadas para a população.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação