2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Palestra sobre o protagonismo juvenil faz parte da Semana Municipal da Juventude

Fonte: SECOM
08/08/2018 às 20h30

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Emoções à flor da pele, um período de profundas mudanças tanto físicas como psicológicas, e tendo que lidar com uma avalanche hormonal para o desenvolvimento pleno desta fase de afirmação do “Eu”. É assim a juventude, e com o tema: “Minha Vida é uma novela, e eu sou o protagonista: ação formação e corresponsabilidade jovem”, foi realizada nesta quarta-feira, 8, uma palestra no Colégio Magistral, abordando o protagonismo juvenil e que contou com a participação de 134 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e que faz parte da programação da “Semana Municipal da Juventude”.

De acordo com a diretora pedagógica da escola, Irene Oliveira Ralin, a escola poder proporcionar esse momento abordando um tema tão importante para o público jovem é de grande importância, pois, atende a uma proposta pedagógica de explicar o que é o protagonismo, incentivando e mostrando aos estudantes que é legal ser protagonista na vida e na escola. “Aqui sob forma de palestra e também com o testemunho de um jovem que já é pai, por exemplo, foi demonstrado que uma escolha errada traz outras responsabilidades bem diferentes das aspiradas nessa fase da vida”, explicou.

“É importante essa sensibilização com os alunos, pois, auxilia na formação de melhores cidadãos, com atitudes que serão replicadas em suas comunidades e também levadas para a vida. De um modo geral estão sendo abordadas maneiras de como atuar como protagonistas, sendo incentivados a serem jovens autônomos, solidários e competentes”, considerou o coordenador pedagógico, Antônio Neto.

“Vemos a abordagem desse tema como uma voz ativa, dando espaço para nossa geração que está buscando o próprio espaço na sociedade atual. Apesar de sermos jovens, já temos essa visão de buscar, lutar pelo que queremos e acreditamos, e é isso que a escola está proporcionando para a gente ao realizar essa palestra dando a oportunidade de discutir esse tema. Ficamos muito felizes porque realmente queremos o que vale a pena para o nosso futuro”, salientou o aluno do 9º ano, Pedro Vinícios Rodrigues, 14.

“Achei muito legal a abordagem desse tema porque é uma oportunidade de termos mais conhecimento sobre o protagonismo juvenil, inclusive, vai acontecer aqui na escola um concurso de redação e os conhecimentos adquiridos durante a palestra vai nos ajudar se for para falar sobre esse assunto”, enfatizou Izadir Abreu, 11, aluna do 6º ano.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação