2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

População participa do "Saúde em Ação" realizado no Centro de Referência Leonor Franco

Fonte: SECOM
25/11/2019 às 11h07

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Celebrando os 42 anos de fundação do bairro Cidade Nova, o mais populoso de Estância, foi realizado sábado, 23, o projeto 'Saúde em Ação', promovido pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria da Saúde, no Centro de Referência Leonor Franco, que foi de intenso movimento durante todo o dia, onde foram disponibilizados paras as pessoas uma série de serviços de saúde.

Presente na ação, o prefeito Gilson Andrade frisou seu contentamento por iniciar em sua gestão mais um projeto na área da saúde, citando o EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), que dispõe equipe multidisciplinar para atendimento domiciliar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de domingo a domingo, em regime de plantão das 7h às 19h. “Além dos serviços que diariamente estão disponíveis para a população aqui nessa unidade, hoje demos início a esse projeto para atender uma demanda reprimida, e toda vez que percebermos o défict de profissionais em qualquer unidade de saúde, vamos procurar colocar mais médicos para o atendimento, como estamos fazendo hoje”, salientou, ao tempo que divulgou que a partir desta segunda-feira, 25, estarão completas todas as equipes do Programa Saúde da Família do município, inclusive, recentemente foram contratados dois médicos da especialidade psiquiatria e também será contratado um urologista e outras especialidades para que a população seja atendida no município.

Clécia Nascimento, moradora do bairro, aprovou o projeto e disse que foi uma excelente oportunidade para levar seus filhos para consulta médica. "Trouxe a minha pequena para vacinação, e também aproveitei e passei pela consulta com o clínico geral", informou. A aposentada Ana Lídia de Lima Costa, também foi em busca de atendimento médico. Ela disse que foi bem atendida pelo clínico geral e também fez exame de lâmina. O servente de pedreiro, Laelson de Jesus Santos, destacou que cuidar da saúde é muito importante, por isso não poderia deixar de conferir uma ação como essa. “Há algum tempo que não vou ao dentista, e aqui aproveitei para essa consulta”, disse. A dona de casa Jucimara dos Santos, levou as filhas para consulta com o pediatra. “Soube que ia ter esse projeto porque ouvi o carro de som passar pela rua onde moro. Chegando aqui tudo muito organizado e bem tranquilo. Gostei muito”, salientou. Já o pequeno Rafael dos Santos Lima, 9 anos, que mora bem próximo a unidade de saúde, foi logo cedo e participou da escovação assistida. "Foi bem legal e saio feliz porque ganhei um kit de higiene bucal", comentou.

O secretário municipal da Saúde, Lourival Junior explicou que infelizmente existe uma carência na rede como um todo porque há uma demanda muito grande para consultas médicas, e por esse motivo foi idealizado o projeto 'Saúde em Ação'. “O nosso propósito é realizar essa ação em algumas unidades que estão sobrecarregadas, resolvendo essa questão como um todo, ou seja, resolver a demanda de consultas clínicas nas unidades, assim como por especialidade, e resolver também a questão dos exames porque ao paciente passar pelo especialista, ele vai solicitar o exame, então a ideia é que a cadeia funcione sem que haja uma fila demorada de espera. Em dezembro outra unidade de saúde receberá os serviços do Saúde em Ação e brevemente divulgaremos qual será”, informou.

Dentre os serviços que ofertados nessa primeira edição do ‘ Saúde em Ação”, o atendimento médico e odontológico, inclusive, nas especialidades Ortopedia e Pediatria, além de exames de lâmina, aferição da pressão arterial, vacinação, curativos, escovação dental supervisionada e entrega de kits de higine bucal. Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também esteve presente para realizar testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), assim como uma equipe da Vigilância Epidemiológica, e a Atenção Básica com o serviço 'Tire suas Dúvidas'. Durante a ação também foi realizada a atualização e cadastro do Cartão SUS.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação