2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeito Gilson Andrade faz balanço da sua gestão em entrevista à FAN FM

Fonte: SECOM
04/01/2019 às 17h00

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nesta sexta-feira, 4, em entrevista ao radialista Narciso Machado, na FAN FM, o prefeito Gilson Andrade (sem partido) fez um balanço da sua administração ao longo desses dois primeiros anos de gestão. Inicialmente ao ser questionado quanto ao projeto de reeleição, ele disse que no momento o seu foco é a gestão da cidade, e isso vai ser definido pela população que vai dizer se ele deve ou não concorrer à reeleição. Em seguida, destacou como positivo o balanço da sua gestão elencando uma série de fatores que atestam isso, a exemplo do equilíbrio fiscal em consonância com o limite prudencial, pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, assim como a folha de servidores dentro do mês, inclusive, em alguns meses antecipado, e o 13º que foi pago dia 10 de dezembro.

“Em relação aos demais municípios sergipanos Estância está numa posição de destaque, pois, embora tenha iniciado o ano de 2017 com muitas dificuldades, a exemplo do Piso do Professor que não foi cumprido, assim como Termos de Ajuste de Conduta não respeitados pela gestão anterior, assumimos o compromisso através do diálogo com a categoria de professores que resultou no pagamento do piso de 2017 integralmente, e também negociamos o débito atrasado de 2016 que já foi efetivado. Tenho certeza que poucos municípios de Sergipe tiveram essa condição. Podemos dizer sim que temos hoje o total equilíbrio fiscal de despesa-receita com controle, cuidado e recolhendo todos os encargos. O resgaste das festas populares, por exemplo, como o Carnaval de rua, sendo Estância o único município sergipano que mantém a tradição das escolas de samba, o São João, e a festa de Réveillon que pelo segundo ano consecutivo foi realizada na Praia do Abaís foram possíveis graças ao nosso equilíbrio financeiro”, destacou.

O gestor municipal disse que tanto na área da saúde, como na educação os servidores têm passado pelo constante processo de capacitação, que consiste numa iniciativa nunca vista em gestões passadas. No quesito de avaliação da educação na gestão pública dos prefeitos deste ano, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), com a nota de 5,3 Estância foi o que teve melhor posição entre os municípios da região Sul. Ele disse que é necessário avançar, por isso, estão sendo empreendidas uma série de ações como reformas de escolas tendo em vista melhorar o espaço físico dando condições para que os alunos permaneçam em sala de aula.

“Com relação ao limite prudencial estamos hoje em torno de 50%. Reduzimos a quantidade de cargos comissionados para controle da folha. Diariamente as pessoas pedem emprego e tenho dito vários nãos. Isso é ruim para o gestor, mas não podemos colocar todo mundo que nos pede emprego na prefeitura, por isso, temos buscado alternativas. Só nesse segundo semestre oferecemos cursos profissionalizantes para 320 pessoas, a exemplo de bolos e doces, corte/costura, depilação, manicure/pedicure e informática, através da Secretaria da Assistência Social. Essas pessoas atendidas já estão gerando renda para a sua família e consideramos que a oferta desses cursos é uma maneira indireta de contribuirmos com a geração de renda para essas pessoas”, considerou o prefeito.

Sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Muncipal da Defesa Social, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal de Estância (GME), o prefeito disse que também tem contado com a parceria constante da Polícia Militar, e realizado atividades educativas com a população por meio de blitz, assim como a construção de redutores de velocidade nas vias e o combate à poluição sonora, além do quesito segurança pública que embora seja uma obrigação do Estado, Estância tem feito a sua parte.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação