2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura De Estância realiza 1ª Conferência Municipal De Monitoramento e Avaliação Do Plano Municipal De Educação

Fonte: SECOM
22/11/2019 às 11h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O encontro contou com a participação de diversos atores que compõem a rede de ensino, entidades governamentais e não governamentais

A Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEME), realizou na manhã de quinta-feira,21, no Auditório da Universidade Tiradentes Campus Estância (Unit), a 1ª Conferência Municipal De Monitoramento e Avaliação Do Plano Municipal De Educação. O evento foi realizado para avaliar, planejar e propor novas diretrizes para que o plano possa efetivamente cumprir suas metas até o ano de 2025.

O Plano Municipal de Educação é um documento organizado com 20 metas acompanhadas de estratégias para assegurar o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas. É resultado de um processo democrático, reflexivo e discutido com todos os segmentos da sociedade. Na conferência os participantes foram divididos em 6 eixos temáticos: Garantia do Direito à Educação Básica; Indicadores de Melhorias para a educação Básica; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Acesso e Expansão dos Ensinos Técnicos, Profissional e Superior com Qualidade Social; Formação e Valorização dos Profissionais de Educação e Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

A abertura contou com uma apresentação cultural dos alunos do 7º ano da Escola Júlio Leite, na oportunidade eles trabalharam por meio da dança questões históricas relacionadas a cultura afro, processo de escravidão e inclusão da comunidade negra. Em seguida deu início as falas institucionais. Ao fazer uso da palavra o prefeito Gilson Andrade, parabenizou a rede municipal sobre os avanços obtidos no município de Estância: “Observando o balanço das ações desenvolvidas pela educação nos damos conta de quanto já avançamos na melhoria do ensino. Não é segredo para a equipe pedagógico o meu carinho com a educação infantil e inclusiva, esses dois seguimentos requerem uma atenção maior nossa. Mas embora já tenhamos avançado muito, precisamos avançar ainda mais. Têm muitas crianças ai fora que precisa do nosso apoio, e esse é o canal adequado para solucionar e enfrentar os novos desafios”, afirmou Gilson.

A secretária da Educação Adriana Rocha, ressaltou a importância da Conferência para continuar avançando na melhoria da qualidade de ensino “A realização da Conferência Municipal é de extrema importância para continuar avançando e poder cumprir as metas traçadas em 2015. E Estância pode se orgulhar que já cumprimos muitas delas antes do prazo final. Em menos de três anos avançamos no reordenamento da rede, implantação de uma linha pedagógica, implantação das horas de estudos, ampliação da oferta de matrículas nas creches, reabertura de mais dez salas de recurso multifuncionais para atender pedagogicamente os estudantes com deficiência, e precisamos avançar ainda mais. Por isso que é muito bom contar com a participação de diversos seguimentos da sociedade civil para avançar nessa construção de uma educação ainda mais inclusiva”, pontuou.

O Vereador e Líder do Prefeito Na Câmara, Misael Dantas, fez questão de enaltecer a iniciativa da gestão municipal de promover uma avaliação da condução do ensino. “Quando uma gestão pública faz questão de ser avaliada, é porque tem boas intenções. Então inicio minha fala parabenizando a Secretaria Municipal da Educação por essa preocupação. Pois, a medida que você faz avaliação você corrige pontos, adiciona novos pontos e você retira pontos negativos. Então eu vejo como salutar essa iniciativa que visa melhorar a parte didática, já que o objetivo é melhorar o ensino/aprendizagem para que os nossos alunos tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho. Então parabenizo o Prefeito Gilson Andrade por buscar essa coesão na melhoria da qualidade do ensino”, salientou Misael Dantas.

A Coordenadora Geral da Sub Sede Sul do SINTESE, Professora Maria Augusta, destaca que a Conferência é um importante passo para melhoria da educação. “A Conferência é um processo que toda sociedade deve participar para observar o que foi planejado no Plano Municipal de Educação, o que já foi cumprido e o que ainda precisa ser cumprido. É preciso destacar que na ampliação da oferta de vagas nas creches praticamente a meta já foi atingida, mas ainda temos outras metas a alcançar para que a nossa educação pública melhore”, disse.

O evento também contou com a participação do Diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE-1), o professor Fraz Russemberg, que falou da importância de avaliação das metas do Plano Municipal de Ensino para melhoria da educação. “Essa avaliação do Plano Municipal de Educação é de fundamental importância para corrigir rumos. E é exatamente isso que a Prefeitura Municipal de Estância busca nesse momento, aprimorar aquilo que deu certo, e o que não deu certo possa ser corrigido para o ano de 2020. As metas foram traçadas previamente e hoje os professores estão refletindo a respeito do que foi acordado. Então agradeço o convite de participar desse momento que visa construir um novo futuro para educação municipal de Estância”, expressou

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação