2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura celebra 42 anos de fundação do bairro Cidade Nova com inaugurações e prestação de serviço

Fonte: SECOM
26/11/2019 às 10h04

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância celebrou os 42 anos de fundação do bairro Valter Cardozo Costa (Cidade Nova), com uma programação variada, envolvendo entrega de obras e ações nas áreas do esporte, saúde e social. O bairro mais pujante e populoso da cidade inciou as comemorações na última terça-feira com a entrega de kits enxovais às gestantes em situação de vulnerabilidade, atendidas pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A iniciativa tem o objetivo de proporcionar apoio as futuras mamães e assegurar o bem-estar do bebê. Ao todo foram entregues 31 kits enxovais, compostos por banheira, lençol de berço, manta, conjunto de pagão entre outros itens.

Cozinha Comunitária

A segunda grande ação, realizada pela gestão municipal, alusiva ao aniversário do bairro Cidade Nova, foi a entrega da Cozinha Comunitária “Pedro Francisco Dos Santos”, ocorrida no último dia 21 de novembro. O equipamento público possui uma relevante importância social para garantir alimentação nutritiva e de qualidade as famílias de baixa renda, que estão em situação de vulnerabilidade social ou passam por insegurança alimentar. O evento foi bastante prestigiado por diversas autoridades públicas, e contou com a presença do representante do Governo Federal, o Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Cavalcante.

No ato, os presentes reconheceram a importância da cozinha comunitária e classificaram a ação como uma das mais relevantes obras da Gestão do Prefeito Gilson Andrade, em virtude de sua amplitude social. No restaurante inicialmente serão ofertadas 100 refeições diárias, sendo 25 refeições gratuitas para pessoas que efetivamente reconhecidas com insegurança alimentar e as demais refeições são servidas prioritárias para as famílias cadastradas no Bolsa Família, ao preço simbólico de um real. As refeições são servidas de segunda a sexta-feira a partir das 17 horas.

Copa Integração do bairro Cidade Nova

Já na sexta-feira o destaque foi para o esporte. Nesse dia ocorreu a grande final da 3ª Edição da Copa Integração do Bairro Cidade Nova. A competição foi disputada no Complexo Esportivo Idalito de Oliveira, que recebeu um grande público durante todos os dias de competição. Na edição 2019, cerca de 140 atletas divididos em 12 times, disputaram o título de melhor equipe. Ao final de eletrizantes jogos, o time do Águia Dourada levou a melhor e ficou com o título de campão. Na segunda colocação ficou a equipe do J&M, e completando o pódio a equipe do Sub Atlético que ficou com o terceiro lugar. A premiação total da competição foi no valor de 3 mil reais, distribuída entre os três clubes, além dos troféus e medalhas.

Saúde em Ação

O sábado foi dedicado aos cuidados com a saúde, com a realização do projeto “Saúde em Ação” da Secretaria Municipal da Saúde. Realizado no Centro de Referência Leonor Franco, a iniciativa levou uma oferta de diversos serviços à população com o intuito de colocar em dia a demanda reprimida. A população teve a disposição atendimentos médico e odontológico, inclusive, nas especialidades Ortopedia e Pediatria, exames de lâmina, aferição da pressão arterial, vacinação, curativos, escovação dental supervisionada e entrega de kits de higiene bucal. Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também esteve presente para realizar testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), assim como uma equipe da Vigilância Epidemiológica, e a Atenção Básica com o serviço "Tire suas Dúvidas" e atualização e cadastro do Cartão SUS. A unidade de saúde recebeu um intenso movimento durante toda manhã com a população aproveitando o sábado livre para colocar a saúde em dia.

Alvorada Festiva

As comemorações do domingo de aniversário dos 42 anos de fundação bairro Cidade Nova iniciaram nas primeiras horas da manhã com a tradicional Alvorada Festiva, comandada pela centenária Lira Carlos Gomes da cidade de Estância. O despertar foi ao som de trompetes, clarinetes, saxofones, e dos pistoletes que anunciavam a passagem dos músicos pelas principais ruas do bairro. Durante o trajeto, os moradores abriam suas portas e janelas para prestigiar e reverenciar a passagem dos músicos que trazia a representatividade da data festiva.

Inaugurações

As comemorações festivas tiveram prosseguimento com a inauguração da pavimentação da 2ª Travessa D, e inauguração da quadra Poliesportiva Valter Cardozo Costa. Depois de anos de espera, os moradores que residem na antiga baixada da Cidade Nova tiveram o sonho realizado de ter a rua inteiramente pavimentada, com a realização de drenagem das águas pluviais, meio-fio e passeio. Ao todo serão calçadas 11 ruas, fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado Federal e atual Secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, André Moura. Na inauguração André Moura foi representado pela sua filha Iandra Moura e pelo assessor Jorge Teles. Durante as falas institucionais, os moradores e lideranças comunitárias reconheceram e agradeceram o gestor público pela realização dessa importante obra para os moradores da localidade. Na sequência, foi realizado a entrega da quadra. A solenidade, contou com a presença da viúva do ex-prefeito Valter Cardozo, a senhora Júlia Penalva, e filhos do homenageado. Muito emocionada a senhora Júlia agradeceu ao poder público municipal pela homenagem e reconhecimento das ações realizadas pelo fundador do bairro. A quadra teve sua construção viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Fábio Reis.

Após a inauguração da quadra, ocorreu um jogo festivo e foram cantados os parabéns pelos 42 anos de existência do bairro. Aos presentes foi servido bolo e refrigerante doado pelo empresário Valdemir Alencar, popularmente conhecido como “O Barateiro”. A programação festiva alusiva aos 42 anos de Fundação do bairro Cidade Nova foi encerrada com a celebração de uma Missa em Ação de Graças, na Paróquia São Francisco de Assis, conduzida pela Padre Alberto Assunção.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação