2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura contrata Guias de Turismo para os festejos juninos

Fonte: SECOM
14/06/2019 às 13h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Jovens recém-formados recepcionam turistas e visitantes na Praça Barão do Rio Branco

Que Estância realiza os festejos juninos Mais Cultural do Brasil isso ninguém ousa contestar. A final de contas, só na cidade Berço da Cultura Sergipana você encontra Batucada, corrida de Barco de Fogo, exibição de Espadas embalados pelo autêntico forró pé de Serra. Devido essas peculiaridades a cidade recebe um grande fluxo de turistas para conhecer a cultura da Capital Brasileira do Barco de Fogo. Para fazer jus ao título de povo mais hospitaleiro e cordial do mundo, a Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, contratou para toda programação junina Guias de Turismos recém-formados pelo Instituto Federal de Sergipe.

Esses jovens ao lado dos demais integrantes da Secretaria da Cultura e Turismo realizam abordagens aos turistas e visitantes, explicando sobre os atrativos culturais e turísticos da cidade, curiosidades e identificando pessoas que tenham o desejo de acender o Barco de Fogo ou soltar uma espada.

"No mês de Junho nós recebemos um grande fluxo de turistas de várias localidades, inclusive de países da América do Sul e dos Estados Unidos. Em virtude disso, resolvemos absorver uma mão de obra qualificada de jovens recém-formados do Curso de Guias de Turismo. Esses jovens além de contribuir com o aumento do número de turistas estão recebendo uma oportunidade de exercitar seus conhecimentos e adquirir uma renda durante os festejos juninos", declarou o Prefeito Gilson Andrade.

Essa iniciativa do poder público municipal mostra a visão do gestor Gilson Andrade em fomentar o desenvolvimento do setor produtivo que mais cresce no mundo, além de contribuir com o desenvolvimento econômico do Município de Estância.

A Secretária Adjunta da Cultura e Turismo, a Turismóloga Miriam Guimarães, e o historiador Fernando Valério, foram os responsáveis pelo treinamento dos jovens da turma de Guias que ganharam essa oportunidade de trabalhar durante todos os festejos juninos de Estância desde a abertura, no Arraial Sanfoneiro Raimundo Jacó.

"Duas coisas extremamente fundamentais marcam a atuação do prefeito Gilson Andrade: A sua capacidade de acordar bem cedo com vontade de resolver os problemas e a sua determinação antecipatória para fazer crescer a gestão pública integrada aos setores essenciais para o desenvolvimento do município. Assim, desde o começo da sua gestão, tem incentivado a adoção de um programa que inclua os jovens a buscar formação técnica como Guias de Turismo, por entender que eles podem funcionar como elos fundamentais para criar maior grau de satisfação e excelência na recepção turística. Assim, diante do desafio, possibilitou e criou meios públicos eficazes para, após a formação da primeira turma da categoria no município, através do IFS, implementar um projeto que já estava estabelecido nos indicativos da sua proposta de governo", pontuou Miriam.

A experiência de manter Guias durante todos os dias de programação na Praça tem agradado a todos, sobretudo, a quem nos visita.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação