2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância assegura recursos para a construção do Mercado da Agricultura Familiar

Fonte: SECOM
09/06/2018 às 12h30

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, 8, no Salão Nobre do Paço Municipal, foi realizado a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Estância e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a implantação e estruturação do mercado da Agricultura Familiar no município de Estância. Essa iniciativa faz parte do bojo do projeto "Construindo uma Estância mais organizada e melhor”, que visa proporcionar o desenvolvimento da cidade nas mais diversa áreas.

Pelo convênio assinado pelo Prefeito Gilson Andrade (PTC) e pelo presidente nacional do INCRA Leonardo Góes, fica assegurado a liberação de 5 milhões de reais para a construção do mercado voltado para os produtores rurais. Assim que estiver em operação o centro de comercialização possibilitará que os 1.376 pequenos agricultores tenham um espaço adequado para a comercialização dos seus produtos, tendo como expectativa de atender a cerca de 120 mil pessoas de Estância e cidades circunvizinhas.

“A construção do mercado da agricultura familiar foi sonhado por várias pessoas, e graças a Deus está sendo concretizado na gestão do Prefeito Gilson Andrade. Essa obra é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor rural. Isso porque sempre comentamos em nossas ações que para se produzir precisa ter a quem vender, e a construção do mercado vêm para suprir esse gargalo junto aos produtores. Agora eles terão um horizonte para ter a comercialização dos seus produtos por um preço justo”, afirmou o secretário do desenvolvimento econômico Carlos Blinofi.

“Fico muito feliz com a assinatura do convênio para a construção do mercado da agricultura familiar. Isso porque ocupei a pasta da secretaria da Agricultura por praticamente 7 anos, e durante o tempo que estive secretário nós lutamos para isso. Felizmente ele saiu justamente na gestão do Prefeito Gilson Andrade. Embora seja uma obra com recursos federais, eu sou testemunha do empenho e dedicação do gestor em buscar agilizar as partes burocráticas para conseguir a liberação dos recursos. Então, o grande vitorioso de hoje são os produtores rurais que terão um espaço adequado, amplo para a comercialização dos produtos e a população que terá acesso a produtos com higiene e conforto”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores Andre Graça.

O Deputado Federal e líder do Congresso do Governo Federal ressaltou que tem utilizado o seu mandato para alocar recursos para todo o Estado de Sergipe, em especial para o município de Estância.

“É muito bom poder retornar aqui ao município de Estância para alocar mais recursos que contribuirão com o desenvolvimento desta cidade. No dia de hoje graças ao nosso empenho estamos trazendo 5 milhões de reais para construção do Mercado da Agricultura Familiar", isso porque sabemos do compromisso do Prefeito Gilson Andrade com a correta aplicação desses recurso, e em breve retornaremos aqui para anunciar outras ações”, garantiu Andre Moura.

"Eu não poderia deixar de expressar a minha felicidade pelo trabalho desenvolvido pelo INCRA de Sergipe. Sendo um dos mais bem avaliados do Brasil. Graças à atuação do nosso trabalho conseguimos a liberação de 130 milhões de reais para ajudar os municípios, e uma parte desses recursos vem para Sergipe. Também quero expressar o meu contentamento pelo fato de que esse é o primeiro mercado, desse porte e estrutura, já construída pelo órgão. Diante da qualidade do projeto já solicitamos ao Prefeito Gilson uma cópia para servir de modelo para futuras construções de outros mercados em grandes centros”, disse o presidente do INCRA Leonardo Góes.

"Tenho toda certeza que esse empreendimento vai modificar de forma positiva a vida dos produtores rurais. A construção do Mercado da Agricultura Familiar possibilitará que todos os produtores rurais tenham um local apropriado para a comercialização dos produtos agrícolas. Então, a minha expectativa é que o nosso município possa competir em pé de igualdade com Ceasa de Itabaiana e que possamos atender não só a região sul e centro-sul do estado, mais também as cidades do norte da Bahia”, disse o Prefeito Gilson Andrade.

Na oportunidade o Prefeito Gilson Andrade também anunciou a liberação de mais 2 milhões de reais, sendo um milhão para a aquisição de maquinários e o outro milhão para o calçamento em paralelepípedo.

“Ao concluir o meu mandato em 2020 entrarei para a história de Estância como o Primeiro Prefeito dessa cidade a levar o calçamento em paralelepípedo para as comunidades rurais. Serão investidos 1 milhão de reais para levar mais dignidade aos moradores da zona rural. Serão investidos 500 mil reais na Colônia Entre Rios e outros 500 mil reais no calçamento do povoado Rio Fundo III”, acrescentou o Prefeito Gilson.

A solenidade foi marcada pela descontração com a comitiva sendo recepcionada com um Trio Pé de Serra. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estão: A vice-Prefeita de Estância, Professora Adriana Leite; Deputado Federal, Jony Marcos; superintendente do INCRA em Sergipe, Gilson dos Anjos; Deputado Estadual, Gustinho Ribeiro; vereador André Graça e Misael Dantas; o empresário Ivan Leite; secretários da gestão municipal; presidentes de assentamentos; agricultores; lideranças comunitárias e membros da imprensa.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação