2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância comemora Agosto Dourado com realização de mamaço

Fonte: SECOM
22/08/2019 às 17h25

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O evento realizado em parceria com a UNIT promoveu orientações sobre saúde bucal e amamentação

Em alusão a campanha “Agosto Dourado”, a prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), realizou na manhã desta quinta-feira, 22, no Centro de Referência Ministro Leonor Barrento Franco (Cidade Nova), uma importante ação voltada para orientação das mães sobre a importância do aleitamento materno. O objetivo do evento foi promover o incentivo do aleitamento materno, onde mães que já amamentaram contaram suas experiências para as recentes mães.

O “Mamaço Estância” realizou durante toda manhã palestras e oficinas sobre saúde bucal, amamentação correta, alimentação complementar saudável e demostração prática sobre pega e escovação de bebês. A primeira palestra foi conduzida pela odontóloga da rede municipal de saúde Drª Hayanna Lavres, oportunidade em que realizou uma atividade educativa sobre as implicações da saúde bucal no bebê. “É importante esclarecer que mesmo as crianças que só recebem o aleitamento materno precisam ter a higienização da cavidade bucal. Isso porque o aleitamento materno contém o açúcar chamado lactose, então se a mãe não fizer a correta higienização ele vai adquirir as chamadas cáries de mamadeira, que também é encontrada em bebês que apenas mamam no peito. Por isso a importância da escovação independente de ter renascido o dente”, informou. Ainda segundo Hayanna, a higienização das crianças sem dentes deve ser feita com o auxílio de uma gaze e água filtrada, e a partir do nascimento do primeiro dente já faz a escovação com a escova pequena, apropriada para a boca do bebê e com creme dental com flúor específico para crianças.

A estudante Thamires Oliveira comentou sobre a satisfação de aplicar os conhecimentos em benefício da população. “Para mim é um prazer poder contribuir com a promoção da saúde na atenção básica. No estágio é possível desenvolver esse vínculo com a papulação, e acaba se tornando um privilégio para nós podermos passar um pouco do conhecimento adquirido. E como sempre gostei de prestar cuidados ao ser humano, então nesse curso eu posso colocar em prática os conhecimentos e fazer o que gosto que é cuidar da população da melhor forma”, expressou.

A professora do Curso de Enfermagem Cláudia Pereira ressaltou a importância desse contato prático para o auxílio da formação dos futuros enfermeiros. “Aqui no estágio supervisionado os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina do profissional enfermeiro. O nosso objetivo é trabalhar a inteiração com a população que eles precisam ter futuramente. É isso que a gente tenta mostrar para os nossos alunos, a importância da ligação com a comunidade e da educação em saúde que é a base para manter a população saudável”, pontou.

Ana Clécia, 28 anos, parabenizou sobre a importância da oficina para auxiliar na amamentação. “No dia de hoje receber orientações valiosas sobre forma de amamentação, na higienização dos bebês, introdução de outras formas de alimentação e planejamento familiar. Mesmo não sendo mãe de primeira viagem aprendi coisas novas que dão mais confiança e segurança na garantia da saúde e no desenvolvimento de meu filho. Então parabenizo pela iniciativa de passar essas informações”, disse.

Benefícios da amamentação ao longo da vida considerado indispensável nos primeiros momentos de nossa existência, o Leite Materno é considerado a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com a adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactantes, mesmo em tempos de crise e catástrofe. O leite materno não impacta no orçamento familiar e contribui para a redução da pobreza, pois é gratuito, produzido diretamente da mãe para o seu filho.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação