2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância e Codevasf realizam peixamento na Lagoa dos Tambaquis

Fonte: SECOM
22/03/2018 às 21h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na tarde desta quinta-feira, 22, a Prefeitura Municipal de Estância, em parceria com Companhia Desenvolvimento dos Vale do São Francisco (Codevasf), realizou uma importante ação na busca pelo equilíbrio e a preservação do ecossistema da Lagoa dos Tambaquis. Na oportunidade, foi realizado o peixamento da lagoa, na qual foram depositados cerca de 60 mil alevinos da espécie Colossoma macropomum (nome científico do Tambaqui), que servirão para reconstruir toda a cadeia biológica do local.

A ação faz parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, encabeçadas pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Antes de realizar a soltura dos peixes, os presentes prestigiaram uma apresentação dos alunos da escola Municipal Emílio de Paula, que consistiu em uma paródia da música “Cheguei”, da Cantora Ludmilla, que destacou a importância da preservação ambiental e o uso racional da água.

Presente ao evento, o prefeito Gilson Andrade fez questão de agradecer às parcerias conquistadas para realizar a ação. “Quando eu procurei o senador Amorim, o deputado André Moura e o superintendente da Codevasf, César Mandarino, solicitando a vinda desses alevinos, imaginava que fosse conseguir 10 ou 15 mil, mas, mostrando o grande compromisso com o nosso Município, eles trouxeram 60 mil alevinos para ser depositados em nossa lagoa. Então, quero aqui agradecer à Codevasf por essa ação. Também gostaria de expressar que fiz questão de convidar os agentes de saúde e endemias da região para que sejam testemunhas do nosso esforço em manter esse ambiente limpo, preservado para as famílias e turistas. Essa ação é uma ação preventiva, tendo em vista que ela está totalmente apta ao banho”, expressou .

O superintendente da Codevasf ressaltou que a companhia tem realizado esse trabalho de povoamento em todo o Estado. “Esse trabalho realizado aqui é fruto de uma ação que já desenvolvemos de forma preventiva para assegurar, de forma natural, o combate a esquistossomose. O Prefeito Gilson nos procurou e nós prontamente o atendemos. Além do peixamento realizado aqui na Lagoa dos Tambaquis, realizamos esse trabalho em diversos locais nos quais a Codevasf atua, como açudes, rio São Francisco e outras localidades, totalizando cerca de 3 milhões de alevinos povoando os rios e lagos. Esse ano, vamos alcançar a marca de cerca de 3.5 milhões de alevinos”, explicou.

O deputado federal Andre Moura também falou sobre a ação. “Acima de tudo, essa iniciativa ajuda na preservação dessa Lagoa, que tem nível zero de esquistossomose graças ao trabalho feito pela Prefeitura. Então, quero parabenizar a gestão municipal por esse importante trabalho e pela preocupação com a saúde pública”, disse.

Por fim, o senador Eduardo Amorim expressou a sua satisfação. “Essa ação realizada aqui resulta em mais vida à essa Lagoa, que é freqüentada não só pelos estancianos, mas por todos nós sergipanos. Parabenizo aos estancianos que sabem utilizam muito bem esse espaço natural”, ressaltou.

Presenças

Participaram do peixamento o Prefeito de Estância, Gilson Andrade; o senador Eduardo Amorim, o Deputado Federal André Moura; o superintendente da Codevasf, César Mandarino; o Prefeito de Itaporanga Otávio Silveira, vereadores, secretários municipais, lideranças; professores e alunos da Escola Municipal Emílio de Paula e a comunidade em geral.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação