2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância inaugura Centro de Triagem da Cooperativa de Reciclagem do município

Fonte: PREFEITURA DE ESTÂNCIA
30/04/2019 às 16h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em uma manhã de festa a Prefeitura de Estância realizou a inauguração do Centro de Triagem da Cooperativa de Reciclagem do município, uma ação que traduz o conceito de sustentabilidade, garante mais dignidade ao trabalhador e possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade. O evento contou com a participação de vereadores, alunos das redes pública e privada de ensino, imprensa, além de secretários, do Padre Nivaldo, que fez a bênção do espaço e da Vice Prefeita, professora Adriana Leite e do prefeito Gilson Andrade.

"Hoje é um dia histórico para nossa gestão, para Estância e principalmente para a vida das famílias que saíram do lixão e hoje fazem parte dessa cooperativa. Foi uma luta árdua durante quase 2 anos, tempo em que criamos a secretaria de meio ambiente e consequentemente a coleta seletiva., para tal, travamos uma luta de convencimento para conseguirmos trazer essas pessoas para a cooperativa, depois conseguimos montar esse espaço, adquirimos os maquinários através de parcerias, compramos o veículo e agora estamos fazendo essa inauguração que mostra que estamos no caminho certo, cuidando do meio ambiente e contribuindo com o bem estar dessas famílias", disse o prefeito Gilson.

Para implantar a coleta seletiva no município a Prefeitura de Estância, através da Secretara Municipal do Meio Ambiente, adquiriu, com recursos próprios, um caminhão para que fosse realizada a coleta pelas ruas da cidade; além disso, foi viabilizado o aluguel do galpão que póssui banheiros masculino e feminino, além de uma grande área para que todo o trabalho possa ser realizado. Através de um termo de cooperação com o CONSCENSUL foram adquiridos os carrinhos de mão para carregar o material pelas ruas, os uniformes, balança e as baias de separação do material, além da prensa que fora adquirida através de parcerias com a iniciativa privada, ações que mostram um olhar diferencial para com o meio ambiente que passou a ter uma secretaria específica e, que agora, inova com a implantação da coleta seletiva que atenderá inicialmente a 8 cooperados, colaborando com a geração de emprego e renda e proporcinando mais qualidade de vida a estas famílias.

O Projeto de Reciclagem foi implantado em caráter experimental durante as festividades carnavalescas do município. A partir de então, várias parcerias foram realizadas, a exemplo do Condomíno Júlio César Leite, dos empresários da região da feira, do grupo Nossa Senhora da Conceição e a Famossul que disponibilizam todos os seus resíduos, além dos empresários do segmento de festas do município que, ao solicitarem as liberações para realização dos eventos, automaticamente se somam ao projeto e concedem o direito da cooperativa de fazer o trabalho de "catação" das latinhas e plásticos no interior dos espaços das festas.

O Secretário do Meio Ambiente de Estância, Joubert Denner, destacou sua alegria ao ver sair do papel um projeto de tamanha importância social e ambiental. "É um dia de felicidade. Hoje estamos implementando a coleta seletiva em nosso município, um marco histórico que está sendo realizado graças aos vários investimentos que foram realizados pela administração do prefeito Gilson Andrade, além das parcerias com o CONSCENSUL e o empresariado local", disse.

A cooperada Heide da Conceição Ferreira,38, elogiou a conscientização que as pessoas estão tendo e a adesão que o projeto está conquistando perante a sociedade estanciana. Heide enfatizou que a cooperativa de reciclagem está mudando a sua vida. "Mudou muita coisa porque nós não tínhamos trabalho e eu via muita reciclagem na rua poluindo o meio ambiente, então, quando apareceu essa cooperativa eu vi uma oportunidade de ajudar a mudar essa realidade da minha cidade. Tenho percebido uma verdadeira educação ambiental, principalmente por parte das crianças que estão indo até a minha casa levar material reciclável; sem contar que financeiramente está muito bem , está tudo ótimo, graças a DEUS estou mudando a minha vida para melhor", desabafou.

Edivaldo Ribeiro, superintendente do CONSSENSUL, Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano, parabenizou a gestão do Prefeito Gilson Andrade por esta iniciativa e enfatizou que a sociedade precisa fazer a sua parte e separar o lixo seco do úmido , sendo um colaborador dessa ideia. Para Edivaldo, as ações que estão sendo implementadas através da Prefeitura de Estância tem dado valor ao ser humano, ao trabalhador que antes era submetido a situações insalubres e desumanas. "É de grande importância essa inauguração do centro de triagem porque 90% de todo o material que é reciclado no Brasil é através de cooperativa, e hoje, a gestão do prefeito Gilson Andrade dá um grande avanço ao inaugurar este espaço e retirar estas pessoas do lixão, dando mais dignidade a estas famílias. Não é somente dar um trabalho, mas sim um olhar diferenciado para estas pessoas que viveram 10, 20, 30 anos dentro de um lixão. Hoje o catador esta sendo respeitado, sensibilizado e acima de tudo, sendo reconhecido", afirmou.

Samir França, 16, aluno do 2º ano do SENAI, classificou como importante este trabalho que visa dar o devido destino aos resíduos. O estudante enfatizou que é muito importante sair da teoria e que na escola eles já fazem este trabalho de seleção do lixo. Para Samir, com a expansão das ações em todo o territóro municipal só quem tem a ganhar é o meio ambiente com a retirada de toneladas de materiais recicláveis que diariamente são despejados nas vias públicas pela população.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação