2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância inaugura Cozinha Comunitária do bairro Cidade Nova

Fonte: SECOM
22/11/2019 às 13h30

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O espaço inicialmente ofertará 100 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Dando prosseguimento as comemorações do aniversário de 42 anos de fundação do bairro Valter Cardoso Costa, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, inaugura na quinta-feira, 21, a Cozinha Comunitária “Pedro Francisco Dos Santos”, localizada no Bairro Cidade Nova. A cozinha é um equipamento público de Segurança Alimentar e Nutricional que tem o objetivo de fornecer alimentação nutritiva para pessoas de baixa renda, que estão em situação de vulnerabilidade social ou que passam por insegurança alimentar.

A entrega foi realizada pelo prefeito Gilson Andrade e contou com a participação do Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Cavalcante. Na oportunidade o prefeito destacou a grande importância da entrega desse equipamento público. “A implantação da Cozinha Comunitária é de grande importância para os moradores aqui do bairro Cidade Nova e adjacências, pois oportuniza o acesso às refeições adequadas para as camadas da população que mais necessitam. Esse é o combustível que me estimula a seguir adiante, e a minha satisfação é ver a minha comunidade satisfeita, proporcionando dignidade e inclusão social. Não tenho dúvida que esse é o maior presente da nossa gestão para o bairro Cidade Nova, e podem ter a certeza que já fizemos muito e vamos fazer muito mais”, disse o prefeito Gilson Andrade.

A cozinha tem ainda a função de orientar a população a produzir uma alimentação mais nutritiva e estimular hábitos alimentares mais saudáveis e promover a educação alimentar e nutricional. O cardápio será planejado e orientado por uma nutricionista, para atender as necessidades nutricionais do público, considerando a produção e cultura locais. Inicialmente serão ofertadas 100 refeições diárias. A prefeitura estabeleceu dois critérios para o acesso as refeições. Para famílias em situação de risco de desnutrição, serão servidas 25 refeições gratuitamente. Para isso, elas precisam serem atendidas pelo CREAS. As outras 75 refeições serão servidas ao preço simbólico de R$ 1,00, por refeição, sendo prioritárias para as famílias cadastradas no Bolsa Família.

“A Cozinha Comunitária é um equipamento financiado pelo Ministério da Cidadania, na área de segurança alimenta. Sua finalidade é tentar solucionar os problemas de insegurança alimentar no país. Então fico muito feliz de entregar esse equipamento que vem atender um problema social existente, de saúde pública. Pois, uma boa alimentação é a garantia de uma vida saudável, e esse é p nosso objetivo atender bem a população mais necessitada”, afirmou o secretário de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Cavalcante.

A Titular da Secretaria Municipal da Assistência Social, Danielle Muhlert, ressaltou a luta para recuperar e equipar o imóvel para ser entregue em funcionamento a população. “A Cozinha Comunitária foi construída em 2012, e por quatro ficou em situação de abandono. Em 2017 ao assumir a titularidade da pasta iniciamos as tratativas para realizar a reforma do prédio e mudar o objeto de sua finalidade junto ao Ministério da Cidadania. Durante todo esse período, o prefeito Gilson Andrade cobrava diariamente a equipe que colocasse a Cozinha para funcionar, pois isso significaria a melhoria da qualidade de vida da população. Hoje, temos a felicidade de entregar esse equipamento que visa garantir a segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, expressou.

O Vereador e Líder do prefeito na Câmara, Misael Dantas, também destacaram o compromisso da gestão em priorizar a população de baixa renda. “Hoje o prefeito Gilson Andrade inaugura uma obra que já está servindo a comunidade. Estamos presenciando com muita alegria mais de 100 pessoas em uma fila para tomar uma refeição de qualidade e nutritiva. Essas pessoas vão dormir hoje alimentadas, com sua barriga cheia por força de um ato de humanidade do prefeito Gilson Andrade para com a população mais carente do bairro Cidade Nova. Então hoje não podemos dizer isso ao olhar a alegria estampada no rosto dessas pessoas, que muitos poderiam nem ter condições de jantar”, afirmou Misael.

O presidente da Câmara Legislativa, o Vereador André Graça, externou sua felicidade de ter a Cozinha Entregue, uma vez que foi um projeto da pasta que comandou enquanto secretário da Agricultura. “Meu sentimento hoje é de gratidão. Depois de ter passado muitos anos que elaboramos o projeto, ainda na gestão do ex-prefeito Ivan Leite, hoje o prefeito Gilson Andrade coloca para usufruto da população do bairro Cidade Nova. Preciso ressaltar o empenho do gestor em destravar os projetos, indo a cidade de Brasília para resolver as pendências e colocar para funcionar. Então fico feliz que aqui tem um pedacinho de mim, já que foi uma ideia nossa trazer para cá a cozinha, e hoje ela efetivamente servirá a população”, expressou André Graça.

A funcionária pública e moradora do bairro Cidade Nova, Silvânia Martins, elogiou o chefe do executivo municipal pela iniciativa de colocar a Cozinha Comunitária para usufruto da população. “A verdade é que o município vem se desenvolvendo nessa gestão, e quando alguém investe no patrimônio público é sinal de uma boa administração que pensa firmemente no futuro de Estância. O prefeito Gilson Andrade não mediu esforços para que este sonho se tornasse realidade, demonstrou respeito dando seguimento a um projeto de extrema importância para a população, um empreendimento grandioso que garantirá um futuro melhor para todos”, afirmou.

O encerramento do ato solene foi feito com a apresentação da cantora gospel, Emily Syang que corou com chave de ouro a inauguração. A cozinha vai funcionar de segunda a sexta-feira com um cardápio variado, serão servidas 100 refeições diaras a partir das 17 horas. Prestigiaram o a Vice-prefeita, professora Adriana Leite; Vereadores, Secretários Municipais; o ex-prefeito, Ivan Leite; Lideranças Comunitárias e Moradores do bairro Cidade Nova.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação