2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância inicia ciclo de pré conferências da saúde

Fonte: SECOM
11/02/2019 às 08h37

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria Municipal da Saúde, SMS, realizou na tarde da última quinta-feira,07, na Escola Municipal Laura Cardoso Costa, no Bairro Cidade Nova, a primeira das quatro pré-conferências municipais que tem como objetivo ouvir a população usuária do SUS sob a ótica dos eixos temáticos da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que terá como tema “Democracia e Saúde”. O evento abordou assuntos relacionados à saúde em três eixos, sendo eles: Saúde como Direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Além de fazer as devidas discussões, a Pré-Conferência serviu também para escolher os delegados para a Conferência Municipal da Saúde, que será realizada no dia 10 de abril, na UNIT Estância.

A abertura do evento foi realizada pela Secretária Adjunta da Saúde, Leide Catuninho, que deu as boas vindas ao público presente em nome do poder público municipal. Em nome da sociedade civil, a Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria José Leão, falou para o público presente a acolheu a todos os participantes da pré-conferência. Antes das discussões dos três eixos, o assessor técnico da SMS explanou sobre os ritos da pré-conferência, tirando dúvidas dos participantes e apresentando o cronograma das atividades.

O Presidente da associação de moradores do Povoado Dizilena, Moacir de Jesus, salientou que é muito importante participar desse tipo de evento onde a população tem a possibilidade de reivindicar as melhorias e elencar prioridades para as ações dos entes governamentais. “Fomos convidados para esta conferência e viemos no intuito de ver melhorias para a nossa comunidade que é muito carente. Aqui nós temos a oportunidade de colocar as coisas no papel para que depois elas possam ser postas em prática”, disse.

A senhora Maria José Leão, presidente do Conselho Municipal de Saúde, avaliou como positiva a conferência. “Atingimos as nossas expectativas. A população está bem participativa dentro dessa discussão para que possamos construir um SUS de qualidade para toda a população”, salientou.

Edilan de Souza, assessor de planejamento da Secretaria Municipal da Saúde destacou o fortalecimento da participação popular e salientou que todas as propostas que saem da conferência municipal são incluídas nos instrumentos de planejamento da secretaria municipal da saúde. “A gente cumpre aquilo que está legitimado e exerce um papel de cunho social e de interesse da população, ouvindo essa camada acerca das necessidades do nosso SUS, do que devemos melhorar, fomentando a eles as có-responsabilidades das três esferas governamentais, não sendo somente o SUS municipal o responsável por esse processo. As pré-conferências são espaços que nós idealizamos a partir das necessidades e ouvindo de fato a população que tem a oportunidade de dizer os pontos que não estão bem e precisam ser melhorados. Tudo é aproveitado”, enfatizou.

A Secretária Adjunta da Saúde, Leide Catininho, destacou que as pré conferências possuem uma importância muito grande, pois através delas a gestão escuta as demandas e necessidades da população, colaborando com isso na construção do plano municipal de saúde. Leide aproveitou a oportunidade para explicar os motivos da escolha da primeira localidade a receber a pré-conferência. “Estamos hoje dando início a etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal da Saúde de Estância que será realizada no dia 10 de abril de 2019 justamente no Bairro Cidade Nova que acolhe os munícipes do centro, Taquari, Miranguinha e Dizilena, contemplando esse populoso e importante bairro do nosso município”, destacou.

Confira o calendário completo das Pré-Conferências:

7 Fevereiro: Zona Urbana – Escola Municipal Laura Cardoso Costa

14 Fevereiro: Zona Urbana – Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim, Bairro Alecrim

21 Fevereiro: Zona Praiana – Auditório do Centro Esperança de Deus, Porto do Mato

14 Março: Zona Rural – Sede da Associação Comunitária da Colônia Entre Rios

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação