2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância investe no desenvolvimento da educação municipal

Fonte: SECOM
11/09/2019 às 17h57

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Encontro de Formação Continuada capacitou professores e gestores para desenvolver as competências dos alunos para as provas do SAEB

Depois de um intenso trabalho desenvolvido pelos professores, diretores e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEME), com os estudantes da rede municipal de ensino para o Desfile Cívico da Independência do Brasil, realizado nos dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), toda a equipe diretiva, pedagógica e docente, se fizeram presente na noite de segunda-feira, 09, no auditório da Universidade Tiradentes Campus Estância (Unit), para participar do I Encontro de Formação Continuada Aprova Brasil, que tem o objetivo de qualificar os professores para preparar os alunos do 2º ao 9º ano para o Sistema de Avaliação Básica (SAEB), exame que afere a qualidade do ensino no país desde os anos 90.

Essa avaliação, é utilizada pelo Governo Federal, como principal parâmetro para a obtenção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nesta edição, a prova será elaborada dentro dos critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nessa formação, foi apresentado aos professores o kit do material didático que será utilizado na preparação dos alunos da rede municipal de ensino. “No dia de hoje nós damos mais um grande passo no processo de elevação da qualidade do ensino público de Estância. Em 2018 estive em Brasília na busca de recursos, tendo em vista que a avaliação dos nossos alunos no último IDEB estava abaixo da meta estabelecida pelo governo. Como resultado desse esforço, estamos entre os 10 municípios sergipanos aptos a receber esses recursos. Um investimento de R$ 900 mil reais na aquisição de 6. 400 kits de livros didáticos com conteúdo de língua portuguesa e matemática, a fim de aumentar a proficiência de nossos alunos. Esse é um investimento que tem um potencial gigantesco de transformar a vida de nossas crianças, e nessa difícil missão precisamos do empenho e compromisso de cada um de nós, professores, diretores e equipe pedagógica”, salientou o prefeito Gilson Andrade.

A capacitação foi conduzida pela consultora Daniela Ribeiro, que apresentou as novidades para as avaliações desse ano e fez a apresentação do material didático que servirá de subsídio para preparação dos alunos dentro do projeto Aprova Brasil. “Hoje trabalhamos a implantação do projeto Aprova Brasil, que é um projeto que trabalha a compreensão leitora e a resolução de problemas de matemática. O Kit distribuído no dia de hoje, traz dois cadernos com conteúdo específico para alunos do 2º ao 9º ano. Então essa capacitação tem esse objetivo de explanar como será desenvolvido esse projeto no município. Os professores têm a missão de aplicar as lições em sala de aula, fazer o simulado e colocar os dados em uma plataforma exclusiva para mensurar os resultados e perceber quais são as habilidades que os alunos precisam mais desenvolver. E a partir dos resultados realizar as intervenções pedagógicas com formação para eles. Então esse é nosso objetivo, desenvolver as habilidades e competências de nossos alunos, e alcançar a meta do município na avaliação do IDEB”, explicou Daniela.

A secretária Municipal da Educação Adriana Rocha, relembrou as ações implementadas pela gestão municipal desde o ano de 2017. “O diferencial dessa administração é o compromisso com o desenvolvimento da educação. O trabalho sério desenvolvido com o setor pedagógico e professores, já promoveu excelentes resultados na educação. Desde 2017 trabalhamos no reordenamento da rede, com isso foi possível acabar com todas as salas multisseriadas da zona urbana da cidade. E temos essa árdua missão de acabar também na zona rural. Com a avaliação diagnóstico identificamos e auxiliamos nas dificuldades de nossos estudantes, reduzimos a evasão escolar, ampliamos as salas de recursos, promovemos formação continuada para os professores e formalizamos as horas de estudos. Esse trabalho sério proporciona uma efetiva qualidade no ensino público para os nossos estudantes, e nos trará resultados ainda melhores”, afirmou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação