2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância oferta curso de formação para Agentes de Trânsito

Fonte: SECOM
16/04/2018 às 13h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância tem se empenhado para que os serviços públicos sejam ofertados à população da forma mais eficaz possível. Para tanto, tem investido, constantemente, na capacitação dos servidores. Entre as atualizações ofertadas ao logo de 2018 está o curso e Aperfeiçoamento e Formação de Agentes de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Estância (SMTT).

O curso é realizado por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, de acordo com as diretrizes da portaria nº 94/17 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A qualificação ocorre na Universidade Tiradentes Campus e Estância e beneficia cerca de 20 agentes, sendo 15 de Estância e cinco do município de Itabaianinha. A carga horária é de 200 horas/aula, divididas entre teóricas e práticas e engloba o seguinte conteúdo: Legislação de Trânsito; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; Legislação de Trânsito Aplicada; Ética e Cidadania; Psicologia Aplicada; O Papel Educador do Agente; Língua Portuguesa; Operação e Fiscalização de Trânsito; Prática Operacional.

A secretária da Defesa Social e Cidadania comentou sobre a importância desse curso de formação. “De acordo com a legislação, a capacitação deve ser ofertada aos novos agentes e, a cada três anos, para os mais antigos. Mas, ao assumir a secretária identifiquei que nem os novos agentes de trânsito e nem os mais antigos haviam passado por essa capacitação, então optamos por fazê-la no novo formato do departamento nacional de trânsito com a carga horária de 200 horas para todos os agentes. Isso porque, capacitando o nosso servidor, ele passa a desenvolver um melhor trabalho e atender melhor a sociedade. Além de ser uma diretriz do prefeito Gilson Andrade, que tem clamado aos gestores que capacite os seus servidores, a fim de que a formação para que o atendimento à sociedade seja qualificado. Então, a ideia é essa, que o servidor empoderado da informação e seguro do seu trabalho possa oferecer à sociedade um trabalho mais qualificado”, expressou.

No último sábado, 14, o Prefeito Gilson Andrade, acompanhado do Secretário do Governo, Renato Silva Jr, e da secretária adjunta da Educação Adriana Rocha, realizaram uma visita aos participantes do curso. Na oportunidade, o prefeito agradeceu pela predisposição dos agentes e expressou o contentamento de receber os agentes do município de Itabaianinha.

O Agente de Trânsito do município de Itabaianinha Vanderlei dos Santos Oliveira, fez questão de agradecer ao convite e parabenizou o Prefeito Gilson Andrade pela sua administração. “Quero agradecer ao gestor municipal por abir as portas do município para que os Agentes de Trânsito do município de Itabaianinha possam participar dessa capacitação. Estância, na administração do Prefeito Gilson Andrade, tem sido referencia para toda região Sul e Centro-Sul do Estado. É muito importante mantermos essa parceria entre os dois municípios”, disse.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação