2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância promove 1ª Semana da Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa

Fonte: SECOM
12/06/2019 às 10h16

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O objetivo é alertar toda população sobre a violação de direitos contra os idosos

A Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS), e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, iniciou na manhã desta segunda-feira, 10, a programação da Primeira Semana de Conscientização contra a violência à Pessoa Idosa. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal da Educação e contou com a participação de diversos atores que trabalham na garantia dos direitos da pessoa idosa. O Prefeito Gilson Andrade destacou que é um dever de todos e compromisso da gestão proteger os idosos.

“Através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar demostramos todo o nosso carinho e respeito por nossos idosos que tanto contribuíram para a nossa cidade. Hoje eles que precisam de um pouco de nossa retribuição, por isso que durante o ano inteiro promovemos ações integradoras para manter nossos velhinhos ativos, a exemplo do programa Saúde Cidadã que realiza atividade física assistida com profissionais de Educação Física” , afirmou.

O objetivo da realização da Semana de Prevenção é sensibilizar a comunidade, profissionais de saúde e, principalmente, as pessoas com 60 anos ou mais, para a necessidade de garantir o pleno exercício da cidadania na terceira idade.

Na abertura a assistente social Grizielle Siqueira proferiu uma palestra voltada para a rede e atores que desenvolvem trabalhos ligado a proteção da pessoa idosa. Em sua explanação, ela destacou sobre diferentes formas de violação de direitos, quais os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso, e como agir em caso de presenciar alguma violação contra os idosos.

Levantamento feito pela ONU mostra que a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional, impedindo o desempenho de seu papel social. É importante destacar que no dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

Disque 100

Todo tipo de violência deve ser denunciada. Para isso, o Disque 100 funciona 24 horaa por dia, recolhendo denúncias. Esse serviço é gratuito vinculado à Secretaria de Direitos Humanos. Funciona como um canal de comunicação, recebendo denúncias e as encaminhando para que o órgão encarregado tome devidas providências. Trabalha com todos os tipos de violações de direitos humanos (violência contra a pessoa idosa e privação de liberdade). Basta ligar 100 de qualquer telefone e conversar com um dos atendentes. Este canal funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. A participação popular é fundamental para proteger os vulneráveis. Ao fazer a denúncia, tenha em mãos as características da vítima e o local em que ela se encontra.

Estiveram presentes o Secretário do Governo, Romualdo Vieira; a Secretária da Assistência Social, Danielle Muhlert; Coordenador do NEDSDH, Carlos Alberto Lisboa; idosos do SCFVF.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação