2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância promove capacitação sobre padronização de solicitação de testes laboratoriais

Fonte: SECOM
25/07/2019 às 12h25

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Treinamento foi voltado para médicos e enfermeiros do município em virtude do aumento de arboviroses

As doenças transmitidas através de mosquitos (arboviroses) tem deixado a comunidade médica em alerta, em virtude da proliferação de casos de doenças como: Dengue, Zika e Chikungunya. Preocupado com o aumento de notificações dessas doenças e visando padronizar os fluxos na solicitação de exames e testes laboratoriais, a Prefeitura de Estância por meio da Secretária Municipal da Saúde (SMS), promoveu na manhã desta quinta-feira, 25, no Auditório da Câmara de Vereadores de Estância, a I Capacitação do Laboratório Municipal voltada para médicos e enfermeiros de Estância.

A capacitação tem a finalidade de orientar e padronizar os fluxos de solicitações de exames e testes rápidos de acordo com as novas diretrizes do Ministério Nacional da Saúde. Já que as Arboviroses apresentem sinais clinicamente parecidos mas, há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades e o diagnóstico laboratorial preciso destas doenças pode facilitar no processo de recuperação do paciente.

“Essa capacitação teve como objetivo de informar os médicos e enfermeiros sobre os exames que são realizados no laboratório municipal, aqueles que são referenciados para o Laboratório Central (Lacen), para que eles tivesse conhecimento e fizesse os encaminhamentos de forma precisa em virtude da demanda muito grande de arbovirose. Então basicamente a capacitação foi promovida para orientar no encaminhamento de forma precisa das requisições e solicitações desses exames e preenchimentos dos formulários, para que tenhamos um diagnóstico mais rápido.”, explicou a diretora do Laboratório Municipal, Marcela Abreu.

“Foi de extrema importância para a regional de Estância porque nós conseguimos padronizar o fluxo de envio e solicitação de testes laboratoriais para vários tipos de exames que o Lacen recebe. Esse treinamento serve para que a população seja melhor atendida e direcionada da melhor forma pelas UBS e Hospitais. Então o município de Estância está de parabéns por promover essa capacitação de seus servidores, na busca de um diagnóstico mais preciso dos seus sintomas”, disse o Superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação