2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância promove melhoramento genético do rebanho bovino

Fonte: SECOM
16/03/2018 às 09h39

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, preocupada em promover o melhoramento genético do rebanho bovino das propriedades rurais do Município, realizou, na última quarta-feira, 14, mais um procedimento de inseminação artificial. Desta vez, as beneficiadas foram as vacas da propriedade do senhor Eronildes, produtor de gado leiteiro do bairro Cidade Nova.

De acordo com a pasta, ao longo de 2017, foi realizado um levantamento por parte dos veterinários da Secretaria durante a realização de um trabalho chamado Zoneamento Agrícola. Nele, foram definidas as fêmeas que estavam aptas a passar pelo procedimento.

Com isso, a gestão visa promover a renovação do rebanho bovino e aumentar a produção de leite no Município, aliando a tecnologia da inseminação artificial com as técnicas de manejo, que resultam em um melhoramento genético a médio e longo prazo.

"Estamos nesta propriedade dando continuidade a esse projeto de grande importância para pecuária, que é o melhoramento genético do rebanho tantos leiteiro como de corte. Esse programa conta com a chancela do Prefeito Gilson Andrade, que entende ser de fundamental importância esse melhoramento para alavancar a produção e garantir a rentabilidade destes produtores rurais", explicou o secretário do Desenvolvimento Carlos Blinofi.

Procedimento

A inseminação artificial foi realizada pelo inseminador José Bispo e consiste em um processo mecânico no qual o sémem do macho é depositado no aparelho reprodutor da fêmea. "Essa iniciativa do Prefeito Gilson Andrade é muita boa. Há pouco tempo precisei investir R$ 2 mil reais na compra de um bezerro, mas não obtive o resultado esperado. Agora, com esse trabalho, eu espero conseguir o melhoramento do meu gado e conseguir um reprodutor para dar continuidade a esse trabalho", expressou o produtor pecuário Eronildes.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação