2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância realiza Cadastro Domiciliar e Territorial do programa Previne Brasil

Fonte: SECOM
06/02/2020 às 13h25

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em café da manhã com a imprensa o Secretário Lourival explicou os objetivos e estratégias para realização do cadastro

A Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza desde o mês de janeiro, o Cadastro Domiciliar e Territorial do programa do Governo Federal, Previne Brasil. A iniciativa tem o objetivo de incluir na base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), uma parcela significativa da população que não está inserida no banco de dados.

Em Estância ficou definido que o cadastro será feito pelos Agentes de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), devido à proximidade com a população e por serem pessoas que já estão presentes nas comunidades. A convocação desses agentes foi feita, no dia 16 de Janeiro, pelo Prefeito Gilson Andrade, em reunião ampliada realizada no Auditório da Universidade Tiradentes (Unit), com todos agentes do município.

Na oportunidade o gestor municipal anunciou o reajuste do piso da categoria, a concessão de uma gratificação anual para compra de uniformes e equipamentos de proteção. “Nós optamos por realizar esse cadastro com os Agentes de Saúde e Endemias em virtude da sua expertise e pela proximidade que tem com a população. Diariamente eles estão nos auxiliando na promoção da saúde, e essa abertura e confiança que vocês adquiriram junto à população, diminui uma eventual resistência no fornecimento de dados”, explicou o prefeito Gilson Andrade.

O cadastro das pessoas, na base de dados do SUS, é importante para garantir que elas serão acompanhadas por uma equipe de saúde multiprofissional nos cuidados em saúde que podem prevenir o surgimento de doenças. Assim, as equipes de saúde vão saber quem são as pessoas à sua volta para planejar o melhor cuidado em prevenção, controle de doenças, oferta de medicamentos e tratamentos. “Esse cadastro é muito importante até mesmo para as pessoas que possuem plano de saúde. Isso porque há serviços que são ofertados exclusivamente pelo SUS, como medicação de alto custo, transplante de órgãos, e campanhas de vacinas. Isso falando de ações maiores, mas se for analisar todos estamos sujeitos a necessitar dos serviços do SAMU ou de ambulância, que são diretamente vinculados ao SUS”, ponderou o Secretário da Saúde Lourival Júnior.

A apresentação oficial da campanha e material gráfico foi feito para os vereadores e imprensa, em reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal da Educação. Na oportunidade, foi apresentado, em primeira mão, o material que será utilizado para divulgação do Atualiza Estância aos presentes.

Presenças

Além do prefeito Gilson, o bate papo contou com a presença dos vereadores, secretários, e membros da imprensa radiofônica, escrita e online.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação