2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância realiza ação para combater o trabalho infantil e incentivar a matrícula na rede pública municipal

Fonte: PREFEITURA DE ESTÂNCIA
13/01/2020 às 13h19

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Durante a manhã desta segunda,13, dia de feira livre no município, a Prefeitura de Estância, através das secretarias da Educação e Assistência Social, realizou uma ação conjunta envolvendo os programas PETI e Busca Ativa com o objetivo não só de colaborar para a erradicação do trabalho infantil no município, más também, fomentar o encaminhamento dessas crianças e jovens para a rede pública de ensino. As ações foram realizadas por servidores da equipe técnica pedagógica da SEME, além da Secretária Adjunta da Educação, Geane Carvalho; trabalhadores da Secretaria Municipal da Assistência Social e Conselheiros Tutelares que percorreram toda a extensão da feira conversando com pais, adolescentes e crianças.

De acordo com Ana Paula Gonçalves, assessora técnica da Secretaria Municipal da Educação, SEME, a blitz de hoje faz parte de uma ação firmada com o Ministério Público para enfrentar a questão do combate do trabalho infantil no município.

“Hoje nós realizamos em parceria com a Secretaria da Assistência Social o programa ‘Busca Ativa’ em conjunto com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) com o objetivo de encontrar crianças vulneráveis que estão fora da escola. O nosso intuito é buscar essas crianças e esses adolescentes com idade escolar para a permanência em nossas escolas municipais”, disse.

Dona Maria Raimunda, moradora do Bairro Alagoas, parabenizou a ação e destacou que esse tipo de trabalho corrobora para a diminuição de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade na feira.

“Todos os envolvidos estão de parabéns. Estou sempre na feira e percebo que esse tipo de trabalho colabora para a conscientização de pais e também desses adolescentes para a importância da escola, e isso acaba diminuindo o trabalho infantil e colaborando para o crescimento pessoal e profissional desses meninos e meninas que andam por aqui”, afirmou a dona de casa.

As ações das duas secretarias são realizadas periodicamente nas feiras livres do centro e do Bairro Cidade Nova. A blitz na feira é apenas uma das ferramentas utilizadas pelo poder público na tentativa de erradicar o trabalho infantil e conscientizar sobre a importância da escola na vida das crianças e jovens estancianos.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação