2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância realiza encontro com gestantes no bairro Cidade Nova

Fonte: SECOM
05/02/2019 às 18h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o objetivo de fortalecer vínculos afetivos entre mãe e o bebê, prevenir situações de riscos e garantir o direito de cada usuário do Centro de Referência da Assistência Social Olga Benário, o CRAS , localizado no bairro Cidade Nova, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta segunda-feira,5, a abertura do 4º Encontro de Gestantes, ação que está beneficiando 30 mamães que poderão discutir e praticar diversas temáticas juntamente com os parceiros da rede do município, tais como educador físico, psicólogo, nutricionista, médico, enfermeiras, Programa Criança Feliz, assistente social e artesã.

Durante a abertura do 4º encontro de gestantes, a secretária municipal da Assistência Social, Danielle Mulhlert destacou que o programa é dedicado a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade social, e que necessitam de acompanhamento pelo equipamento social. Ela salientou que a saúde da mulher tem sido uma grande preocupação na gestão do prefeito Gilson Andrade, que é médico obstetra e ginecologista, e enfatizou a importância desse tipo de ação.

“A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, afinal, durante a gestação a mulher fica vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social. Um período de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade é um momento de intenso aprendizado, por isso, preocupado em garantir uma gestação de qualidade para as mulheres estancianas a prefeitura realiza semestralmente estes ciclos de encontros com as gestantes”, explicou.

Para o prefeito Gilson Andrade (sem partido), o grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação, tornando-se um local ideal para troca de informações entre as mulheres e os profissionais de saúde sobre as diferentes vivências. “As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes podem abordar temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes”, destacou.

Na abertura do 4º Encontro de Gestantes as mulheres participaram de ginástica laboral e foi servido um lanche. Ao final do programa, no mês de abril, cada gestante receberá um kit de enxoval.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação