2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância realiza mutirão de combate a dengue no povoado Porto do Mato

Fonte: SECOM
02/08/2019 às 12h52

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A mobilização contou com a presença de mais de 70 pessoas entre profissionais da saúde e voluntários da Escola Humberto Ferreira

A prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, mantém diariamente a mobilização com os Agentes Comunitários de Endemias para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya. Nesse esforço, foi realizado nesta sexta-feira, 2, no povoado Porto do Mato, Zona Litorânea de Estância, mais um mutirão de combate ao mosquito da Dengue.

A mobilização contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre profissionais de saúde, como Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeira, Veterinária e alunos e professores voluntários da Escola Dr. Humberto S. Ferreira. Durante a ação foram realizadas as visitas domiciliares, entrega de panfletos, fixação de cartazes e blitz educativa com os condutores de veículos.

“Os nossos agentes realizam diuturnamente esse trabalho de prevenção visitando os domicílios e estabelecimentos comerciais. Graças a atuação eficiente desses abnegados servidores, o município de Estância não figura na lista das cidades com altos índices de infestação. Ao contrário, no último levantamento do LIRAa nós conseguimos uma pequena redução. Claro que não devemos baixar a guardar e continuar contando com a colaboração da população para reduzir ainda mais os nossos índices”, afirmou o prefeito Gilson Andrade.

A coordenadora do setor de endemias, Fernanda Assunção, destaca as ações que a pasta tem desenvolvido desde o início do ano. “A nossa atuação é realizado durante o ano inteiro em todas as regiões da cidade, como a sede, zona rural e região litorânea. Como em Estância 85% dos focos estão concentrados nos domicílios, realizamos a visita domiciliar e junto com ela a conscientização dos moradores para ficar alerta sobre qualquer recipiente que possa acumular água”, destacou.

A moradora Janicleide dos Santos, parabeniza a gestão municipal pela mobilização e pede a colaboração da população para que some se gente nessa força-tarefa. “Essa visita dos Agentes de Endemias em nossas casas ajuda muito para que possamos combater o avanço do mosquito e que possamos contrair essa doença. Graças a Deus ainda não foi acometida por essa doença, mas sei dos seus riscos. Infelizmente muitas pessoas não levam a sério essa trabalho e deixam de fazer a sua parte. Para vencer essa mal é preciso da colaboração de todos nós”, disse.

COMO EVITAR O NASCIMENTO DO MOSQUITO

Algumas medidas simples podem ser tomada pela população para evitar a proliferação do mosquito como:

• Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;

• Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;

• Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;

• Guarde pneus ao abrigo da chuva e da água;

• Limpe as calhas dos canos;

• Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;

• Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada;

• Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;

PREFEITURA DE ESTÂNCIA

Cuidar de Você?

Esse é o nosso Trabalho?

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação