2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura entrega certificados a cerca de 250 estudantes dos cursos SENAI

Fonte: SECOM
27/09/2019 às 11h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Cursos foram ofertados de forma gratuita por intermédio da Secretaria da Assistência Social

A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS) promoveu nesta quinta-feira, 26, na Universidade Tiradentes (Unit), a solenidade de entrega dos certificados aos estudantes concluintes dos cursos ofertados gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Os concludentes estavam muito entusiasmados e gratos ao poder público municipal, pela oportunidade de adquirir conhecimento em uma instituição tão gabaritada como o SENAI. Presente na cerimônia, o prefeito Gilson Andrade, exaltou o esforço e dedicação dos jovens em chegar até o fim do curso.

“É muito gratificante ver tantas pessoas recebendo seus certificados de qualificação profissional, e observando esse espaço lotado agente nem imagina o esforço e o sacrifício que muitos de vocês fizeram para concluir esse curso. Hoje cada um de vocês deram o primeiro passo, ao buscar desenvolver suas habilidades e adquirir conhecimento. Agora, depende de cada um de vocês. Pois, o ingrediente do sucesso é a atitude e ela é que será o diferencial de vocês no mercado de trabalho”, ressaltou Gilson.

Finalizado, o gestou apontou que entre todas as realizações, a sua maior obra é o investimento na qualificação profissional. “Na qualidade de prefeito de Estância eu tenho a felicidade de realizar ações que dignificam e que trazem mais qualidade de vida à população. Entretanto, a obra mais grandiosa que estamos fazendo é investir na qualificação e autonomia de vocês, simbolizada na estrega desse certificado. Nós estamos ensinando a pescar, e isso abre portas, e inúmeras possibilidades de ingressar em novos empreendimentos, ou até mesmo abrir o seu próprio negócio. Por isso, que não há nada melhor do que investir na qualificação profissional de nossa população”, conclui.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Danielle Muhlert, foram sete cursos ofertados nas Unidades Móveis do SENAI, instaladas nas dependências do Forródromo. “A vinda das carretas do SENAI é a concretização de um sonho idealizado ainda em 2017. Pelo fato de ser muito concorrido os cursos só foi possível concretizar essa parceria agora em 2019. E de uma vez só, ofertamos quase 250 vagas distribuídas entre os seguintes cursos: Informática Básica, Eletricista Instalador Industrial, Mecânico de Manutenção de Motocicleta, Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Auxiliar de Padeiro e Auxiliar de Confeiteiro. Então, eu resumo esse momento vivenciado hoje com uma palavra, gratidão!. Expressada ao prefeito Gilson por ter essa sensibilidade e viabilizar a contrapartida do município, a equipe diretiva do SENAI, a equipe da Assistência, e principalmente a cada um de vocês que concluíram esse curso”, destacou.

O Coordenador do Projeto de Interiorização do SENAI Agildomar Lima, esteve presente na solenidade, e destacou a importância das parcerias com as prefeituras para a qualificação dos jovens em seus municípios. “Através dese projeto levamos qualificação profissional aos municípios. E para que isso ocorra é importante as parcerias com as prefeituras. É importante destacar que é só no Estado de Sergipe que o SENAI possui essas unidades moveis, atualmente dispomos de 17 delas, divididas em grupos. A cada ano conseguimos atender 12 municípios diferentes, qualificando mais de 2. 500 jovens. E esse trabalho é importante seja para atender a demanda da indústria, ou para o empreendedorismo pelo fato de ofertar uma mão de obra qualificada para o competitivo mercado de trabalho”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Estância, André Graça, enfatizou que o município tem buscado atrair novos empreendimentos e que o caminho é investir na qualificação profissional. “Fico muito feliz que vocês acreditaram e realizaram essa capacitação oferta pela Prefeitura de Estância. Nesse cenário adverso que o país passa, esse curso que vocês realizaram se torna um diferencial na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. É preciso salientar que o prefeito e nós vereadores estamos imbuídos na busca de atrair novos investimentos, mas enquanto o país vive essas incertezas, vamos continuar investindo na qualificação técnica e profissional dos estancianos”, enfatizou.

Também presente na solenidade, o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Misael Dantas, relembrou a seriedade da gestão municipal em buscar qualificação profissional.

“Há dois meses eu prestigiei a aula inaugural realizada pela Secretaria da Assistência Social, e hoje estamos concretizando a formação desses alunos com a entrega dos certificados. Esse fechamento ocorrido aqui de forma maravilhosa com a entrega de mais de 200 certificados, se chama profissionalização. A gestão capitaneada pelo prefeito Gilson Andrade, possibilita essa abertura a esses jovens de entrarem no portal do mercado de trabalho através da profissionalização. Nós sabemos que a profissionalização é o carro-chefe do resgate de muitas pessoas, e é exatamente isso que a administração fez, qualificar pessoas para o mercado de trabalho”, exaltou.

Além dos cursos ofertados em parceria com o SENAI, outros cursos estão sendo ofertados através do Senac em diferentes polos, atendendo as comunidades do bairro São Jorge, Albano Franco, Cidade Nova e Recanto Verde. Através dessa instituição são ofertadas 140 vagas para os cursos de: Manicure e Pedicure, Frentista, Corte de Cabelo Masculino, Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas e Confeiteiro. E nos próximos dias, também serão ofertados na zona rural.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação